LP - 2ª SÉRIE - O SLOGAN E OS VALORES INTELECTUAL E EMOTIVO

O slogan é uma curta mensagem usada como uma identificação de fácil memorização, complementando determinada mensagem. Na propaganda, o slogan é uma frase mnemônica, ou seja, tem por finalidade manter-se na mente do interlocutor, reforçando certas características do produto ou serviço.

Dizemos que predomina o valor intelectual quando se expressa um fato: uma classificação, uma definição ou uma descrição objetiva. Por exemplo:
o corpo é matéria (classificação);
o corpo é a estrutura física de um organismo vivo (definição);
o corpo é magro (descrição).

Por valor emotivo, entendemos a expressão de juízos de valor ou definições pessoais de interpretação da realidade. Por exemplo:
o corpo é belo (juízo de valor);
o corpo é o senhor da razão (modo pessoal de interpretar a realidade).

Observe os valores no cartaz a seguir:

Quanto mais emotivas forem nossas afirmações, maior será a necessidade de argumentar o que afirmamos. Por isso, o anúncio publicitário em questão traz um pequeno texto abaixo do slogan. O texto junto à imagem diz:

“Para conhecer a realidade de alguém, pergunte-lhe sobre os seus caminhos, não sobre os seus destinos. O caminho vislumbra o gesto da identidade. O destino sugere, o caminho realiza. O Museu de Arte promove a exposição Caminhadas e Vivências, a qual provoca os pensamentos, incentivando-nos a andar. Caminhe nos espaços sensíveis da arte que se realiza na vida. Caminhe nesse território único das artes visuais. Solitária é a vida, companheira é a arte”.

Agora é a sua vez!!!


Crie, em uma folha de papel A4, um slogan fácil de memorizar que mostre sua posição diante de seus objetivos para a vida. Essa pequena frase terá o propósito de lembrá-lo de seu projeto de vida. Como no anúncio que estudamos (cartaz de prevenção ao coronavirus), escreva também, com o slogan, um pequeno texto explicativo que argumente o seu ponto de vista sobre o tema. Preste atenção na relação entre as cores, as formas e os conteúdos do texto. Use lápis de cor e outros materiais de arte.

Exemplos de Slogans famosos:

Bis – “Quem pede um, pede bis.”
Nescau – “Energia que dá gosto.”
McDonalds – “Amo muito tudo isso.”
Kellogg”s – “Desperte o tigre em você.”
Kit Kat – “Faça uma pausa com KitKat.”
Cacau Show – “Um Show de chocolate.”
Coca-Cola – “Viva o lado Coca-Cola da vida.”
Nestlé – “Pare o mundo que eu quero Nestlé”
União – “Fazendo sua vida mais doce.”
Ford – “Viva o novo.”
Volkswagen – “Você conhece, você confia.”
Peugeot – “Peugeot. Emoção em movimento.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INGLÊS - VIDEO GAMES ARE GOOD FOR YOU! (SEMANA 1 / 4º BIM 2020)

PV - TENHO UM SONHO E UM PLANO / ESTOU NO CAMINHO CERTO? (SEMANA 9 / 3º BIM 2020)

PV - RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS (SEMANA 5 / 2º BIM 2020)