LP - 2ª SÉRIE - O SLOGAN E OS VALORES INTELECTUAL E EMOTIVO
O slogan é uma curta
mensagem usada como uma identificação de fácil memorização, complementando
determinada mensagem. Na propaganda, o slogan é uma frase mnemônica,
ou seja, tem por finalidade manter-se na mente do interlocutor, reforçando
certas características do produto ou serviço.
Dizemos que predomina o valor intelectual quando se
expressa um fato: uma classificação, uma definição ou uma descrição objetiva.
Por exemplo:
o corpo é matéria (classificação);
o corpo é a estrutura
física de um organismo vivo (definição);
o corpo é magro (descrição).
Por valor emotivo, entendemos
a expressão de juízos de valor ou definições pessoais de interpretação da realidade. Por exemplo:
o corpo é belo (juízo
de valor);
o corpo é o senhor da razão (modo pessoal de
interpretar a realidade).
Observe os valores no cartaz a seguir:
Quanto mais emotivas forem nossas
afirmações, maior será a necessidade de argumentar o que afirmamos. Por isso, o
anúncio publicitário em questão traz um pequeno texto abaixo do slogan. O texto
junto à imagem diz:
“Para conhecer a realidade de alguém, pergunte-lhe sobre os seus caminhos, não sobre os seus destinos. O caminho vislumbra o gesto da identidade. O destino sugere, o caminho realiza. O Museu de Arte promove a exposição Caminhadas e Vivências, a qual provoca os pensamentos, incentivando-nos a andar. Caminhe nos espaços sensíveis da arte que se realiza na vida. Caminhe nesse território único das artes visuais. Solitária é a vida, companheira é a arte”.
Agora é a sua vez!!!
Crie, em uma folha de papel A4,
um slogan fácil de memorizar que mostre sua posição diante de seus objetivos para a vida. Essa pequena frase terá o propósito de
lembrá-lo de seu projeto de vida. Como no anúncio que estudamos (cartaz de prevenção ao coronavirus), escreva também, com o slogan,
um pequeno texto explicativo que argumente o seu ponto de vista sobre o tema.
Preste atenção na relação entre as cores, as formas e os conteúdos do texto. Use lápis de cor
e outros materiais de arte.
Exemplos de Slogans famosos:
Bis – “Quem pede um,
pede bis.”
Nescau – “Energia que
dá gosto.”
McDonalds – “Amo muito
tudo isso.”
Kellogg”s – “Desperte o
tigre em você.”
Kit Kat – “Faça uma
pausa com KitKat.”
Cacau Show – “Um Show
de chocolate.”
Coca-Cola – “Viva o
lado Coca-Cola da vida.”
Nestlé – “Pare o mundo
que eu quero Nestlé”
União – “Fazendo sua
vida mais doce.”
Ford – “Viva o novo.”
Volkswagen – “Você
conhece, você confia.”
Peugeot – “Peugeot.
Emoção em movimento.”
Comentários
Postar um comentário