LP - CORREÇÃO "LITERATURA E ROMANTISMO" (SEMANA 2 / 2º BIM 2020)
SEÇÃO 1 - LITERATURA E ROMANTISMO
QUESTÃO 1: A produção literária
da 1ª e 2ª gerações românticas, do século XIX, destacou a mulher como figura
idealizada. Identifique nos trechos retirados da obra "Senhora",
características que comprovem essa afirmação. Comente.
A
figura da mulher idealizada é evidente nos seguintes trechos da obra “Senhora”:
“deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos
em disponibilidade”
“Duas opulências, que se realçam como a flor em vaso de
alabastro; dois esplendores que se
refletem, como o raio de sol no prisma do diamante”.
A forma como o autor se refere a mulher não condiz com uma imagem de mulher real.
QUESTÃO 2: A produção literária
da 1ª e 2ª gerações românticas, do século XIX, destacou a mulher como figura
idealizada. Identifique nos trechos retirados da obra "Iracema",
características que comprovem essa afirmação. Comente.
A
figura da mulher idealizada é evidente em quase toda da obra “Iracema”. Além
dos trechos a seguir, existem muitos outros ao longo do texto.
“Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os
cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de
palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia
no bosque como seu hálito perfumado. Mais rápida que a corça selvagem, a morena
virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da
grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde
pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas. Um dia, ao pino do Sol, ela
repousava em um claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica,
mais fresca do que o orvalho da noite. Os ramos da acácia silvestre esparziam
flores sobre os úmidos cabelos. Escondidos na folhagem os pássaros ameigavam o
canto. Iracema saiu do banho: o aljôfar d’água ainda a roreja, como à doce
mangaba que corou em manhã de chuva”.
A índia Iracema é totalmente idealizada pelo autor, não condiz com uma índia da realidade. Iracema é retratada com características semelhantes das mulheres urbanas dos romances do século XIX. O seu contexto e origem são totalmente desconsiderados, sendo apenas uma figura totalmente idealizada, muito distante do real.
QUESTÃO 3: No trecho da obra "Senhora", o que é possível identificar quanto ao perfil da personagem Aurélia, por meio de sua descrição?
É perceptível que Aurélia é uma mulher bela e jovem, que mora na cidade e que ficou milionária inesperadamente.
QUESTÃO 4: A obra "Iracema" foi escrita em prosa, apresentando características predominantes em textos poéticos (Lembre-se da videoaula com o Professor Noslen). Cite alguns trechos que comprovem a presença destes elementos: sonoridade, ritmo, rima, adjetivação etc.
Todo o texto de Iracema tem ritmo e sonoridade, todas as cenas são descritas detalhadamente, cheio de adjetivos. Entre muitos trechos possíveis posso destacar esses:
“O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.”
“Às vezes sobe aos ramos da árvore e de lá chama a virgem pelo nome; outras remexe o uru de palha matizada, onde traz a selvagem seus perfumes, os alvos fios do crautá, as agulhas da juçara com que tece a renda, e as tintas de que matiza o algodão.”
QUESTÃO 5: No excerto: “Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado”. Quais figuras de linguagem aparecem neste trecho? Recomendo que você assista o vídeo a seguir, sobre figuras de linguagem, para responder a questão 5.
Alternativa D
SEÇÃO 2 - SIMULADO VESTIBULAR
QUESTÃO 6: Alternativa B
QUESTÃO
7: Alternativa B
QUENTÃO
8: Alternativa A
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