SA 2 – PARTE 1: ESTRANGEIRISMO (SEMANA 4 / 3º BIM 2021)

 


"No século XIX (...), a aristocracia de todo o mundo só falava francês, ficando as línguas nacionais relegadas ao resto da população"

(BAGNO, 2001, p. 58).


Olá, pessoal!

E não é que voltamos para o estudo remoto!!! 

Mas quero que saibam que me encontrar com vocês, presencialmente, todos os dias estava sendo muito bom. 

Conhecê-los de perto me fizeram sentir muito orgulhoso de ser professor de turminhas tão bacanas e determinadas!


Mas não vamos desanimar não... Segurança é uma coisa que precisamos considerar sempre. Mas torço muito para que logo possamos estar juntos novamente, e mais seguros ainda!


Para esta semana, acho interessante praticarmos um pouco do que estávamos estudando em sala de aula. Mais especificamente sobre estrangeirismos e variações linguísticas.


Todas as perguntas feitas neste roteiro deverão ser respondidas no seu caderno de Língua Portuguesa com o seguinte cabeçalho:


Estudo Remoto

Situação de Aprendizagem 2

Estrangeirismos e Variações Linguísticas


Agora sim! Podemos continuar. Lembre-se de fazer anotações no seu caderno daquilo que julgar importante.


Vocês se lembram da música “Não tem Tradução” do Noel Rosa, né? 😅


Vou colocá-la aqui para vocês poderem ler a letra com mais calma desta vez:


Não tem tradução

(Noel Rosa)

 

O cinema falado é o grande culpado da transformação

Dessa gente que sente que um barracão prende mais que um xadrez

Lá no morro, seu eu fizer uma falseta

A Risoleta desiste logo do francês e do Inglês

 

A gíria que o nosso morro criou

Bem cedo a cidade aceitou e usou

Mais tarde o malandro deixou de sambar, dando pinote

E só querendo dançar o fox-trote

 

Essa gente hoje em dia que tem a mania da exibição

Não entende que o samba não tem tradução no idioma francês

Tudo aquilo que o malandro pronúncia

Com voz macia é brasileiro, já passou de português

 

Amor lá no morro é amor pra chuchu

As rimas do samba não são I love you

E esse negócio de alô, alô boy e alô Johnny

Só pode ser conversa de telefone.



Agora que vocês já recordaram da letra da música... que tal fazermos algumas considerações importantes sobre ela?

Vocês se lembram de quando eu falei que, segundo o eu lírico (a voz que nos fala na letra de música) o fator responsável pela transformação da cultura popular (no caso a do samba) é o surgimento do cinema falado.

 

Vou aproveitar a ocasião para aprofundar um pouco essa questão da influência de outras culturas, especialmente a estadunidense. Segue um pouco de história para vocês:

 

Os brasileiros, no início do século XX inspiravam-se em muitas produções cinematográficas e em músicas estrangeiras; os filmes e os atores americanos eram sinônimos de glamour e status. Porém, quase nada mudou, pois enquanto antigamente, as mulheres copiavam roupas e cabelos de atrizes hollywoodianas, Elizabeth Taylor, Ingrid Bergman, Audrey Hepburn, por exemplo, em nossos tempos atuais percebemos que muitos (jovens) brasileiros consomem produtos como Coca Cola, McDonald´s; ouvem músicas internacionais, assistem a filmes e seriados americanos, entre outros; devido à excelente campanha midiática voltada à expansão da cultura norte-americana e ao fato de a língua inglesa ser considerada uma língua de comunicação global. Esta influência do cinema feito nos Estados Unidos teve a sua era de ouro nos anos de 1920 aos anos de 1960, mas acontece até os dias de hoje.

 

Agora pergunto a vocês:


Qual é a visão de vocês em relação às marcas e produtos norte-americanos?

TAREFA OPCIONAL: Deixarei para vocês a dica de assistirem ao filme que conta a história do Noel Rosa. Quem quiser assistir, sinta-se à vontade! Ele está disponível para ser assistido na íntegra e gratuitamente no Youtube.

Se quiser assistir ao filme, SÓ CLICAR AQUI


Samba do Approach

(Zeca Baleiro)

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat

Eu tenho savoir-faire
Meu temperamento é light
Minha casa é hi-tech
Toda hora rola um insight

Já fui fã do Jethro Tull
Hoje me amarro no Slash
Minha vida agora é cool
Meu passado é que foi trash

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat

Fica ligado no link
Que eu vou confessar my love
Depois do décimo drink
Só um bom e velho engov

Eu tirei o meu green card
E fui pra Miami Beach
Posso não ser pop-star
Mas já sou um nouveau riche

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat

Eu tenho sex-appeal
Saca só meu background
Veloz como Damon Hill
Tenaz como Fittipaldi

Não dispenso um happy end
Quero jogar no dream team
De dia, um macho man
E de noite, drag queen

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat

Veja também o videoclipe da música!


Espero que vocês tenham gostado!!!

Agora que vocês já leram a letra, viram o videoclipe... pedirei uma tarefa simples!

 

ATIVIDADE OBRIGATÓRIA: Identifique os estrangeirismos na letra de música “Samba do Approach” e escreva para cada palavra encontrada uma outra correspondente em português (quando houver) ou o significado da palavra estrangeira (tradução da palavra quando não houver uma correspondente em português). Procure identificar, também, a origem da palavra (se é estadunidense, francesa, italiana etc.)


OBS: Algumas palavras são nomes de marcas, de personalidades famosas, lugares e bandas de música. 


Para esta semana é isso, pessoal!

Encerramos aqui a 1ª parte da Situação de Aprendizagem 2 do Caderno Currículo em Ação Vol. 3.

 

Até mais.

Fiquem bem!

Se cuidem.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INGLÊS - VIDEO GAMES ARE GOOD FOR YOU! (SEMANA 1 / 4º BIM 2020)

PV - TENHO UM SONHO E UM PLANO / ESTOU NO CAMINHO CERTO? (SEMANA 9 / 3º BIM 2020)

PV - RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS (SEMANA 5 / 2º BIM 2020)