Bem vindo ao mundo do circo
A importância das
atividades extracurriculares na formação do indivíduo.
Seja para despertar a
criatividade e o talento nos estudantes ou para melhorar seu desempenho em sala
de aula, as atividades extracurriculares, sejam elas oficinas de dança, teatro,
culinária, circo e até mesmo robótica, têm a finalidade de complementar e enriquecer
a vivência escolar e favorecem o processo de formação do indivíduo.
Mais que isso, segundo um estudo
elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep/MEC), em 2004, a partir do cruzamento dos resultados do Exame
Nacional do Ensino Médio de 2003 (Enem) e das respostas dos participantes ao
questionário socioeconômico do Exame, mostra como essas atividades são
importantes. De acordo com ele, o acesso a atividades extracurriculares pode
representar uma diferença positiva no desempenho escolar. Ele apontou que a
média na prova objetiva do Enem dos estudantes que frequentaram cursos de
língua estrangeira, informática e pré-vestibular, por exemplo, foi de até 17
pontos acima da atingida por alunos que tiveram pouca ou nenhuma oportunidade
de fazer esses cursos. Na escala utilizada de zero a cem, a pontuação média
para a primeira situação foi de 62 e, no segundo, 45. (Fonte Portal do
Professor)
Finalmente, segundo a opinião de
estudiosos, esse quadro vai além do desempenho dos alunos e a facilitação do
trabalho do professor, já que esse tipo de atividade aumenta ainda a autoestima
dos envolvidos no processo além de promover a sociabilização do sujeito.
Projeto "Bem-vindo
ao mundo do Circo"
No dia 07 de novembro de 2013 a
Escola Padre Francisco Rigolin, promoveu um passeio para os alunos do
Ensino Médio, com recursos do ProEMi (Programa Ensino Médio Inovador) a partir
do projeto inscrito "Bem-vindo ao mundo do Circo". Esse projeto
tem como objetivo principal divulgar o potencial educativo, formativo e lúdico
das atividades circenses. Pretende apresentar a importância do Circo enquanto
parte relevante da cultura corporal e como instrumento para a melhora da
qualidade de vida da nossa sociedade.
O projeto considera o Circo como
uma prática que possui um alto valor sociocultural e que está vivendo um
aumento significativo do interesse popular nos últimos tempos. Além disso, esta
atividade centenária traz consigo valores cívicos, morais e educacionais
fundamentais para a vida em comunidade e para o desenvolvimento pessoal e
social, dando resposta a estas grandes necessidades da sociedade contemporânea.
O circo ambicionado pelo projeto
é o Circo dos Sonhos localizado na Av. Nicolas Boer, 120 (Ao lado do Viaduto Pompéia)
- São Paulo – SP, pois é oferecido pelos organizadores e artistas circenses uma
oficina com modalidades artísticas diversas agrupadas em estações que funcionam
em forma de um rodízio e, finalmente, uma apresentação de espetáculo circense
intitulado "Quyrey, uma aventura na selva!
QUYREY, UMA AVENTURA NA SELVA
Sinopse: A jornada de duas
crianças que são transportadas de seu guarda-roupas
para a mágica e misteriosa selva de Quyrey, que em tupi-guarani significa
“corajoso”. E coragem é o que não poderá faltar para que elas – juntas com toda
a plateia - enfrentem desafios, superem limites e se divirtam, além de aprender
a conviver, com a natureza e a proteger o meio ambiente, despertando a
consciência ecológica.
Que tal conhecer um camaleão
equilibrista, índios e felinos acrobatas e ainda um mago ilusionista?
Neste espetáculo de luzes e cores
vibrantes, onde todos os seres são encantados, a grande estrela é o corpo
humano, com um elenco de artistas circenses que realizam feitos incríveis
desafiando a gravidade com números de força e graça, surpreendendo o público
com os sapos no mastro chinês, um Louva-a-Deus malabarista, o duo aéreo da
libélula e o lagarto, pássaros trapezistas e os palhaços caçadores atrapalhados
que divertem e levam a plateia às gargalhadas.
Considerações finais
Durante as oficinas (lira, tecido,
acrobacias, malabares, cama elástica, perna de pau, mini jump, corda bamba
etc.) todos os alunos estavam concentrados no passo a passo para execução do
movimento proposto nas estações, parece que a falta de concentração nunca foi
um dos maiores problemas apontados pelos educadores como principal dificultador
do desenvolvimento das habilidades propostas pelo currículo.
Esse projeto propiciou aos
estudantes de maneira sutil, disciplinada, com muita delicadeza, afetividade e
humor - através das oficinas de modalidades diversas oferecidas por artistas
profissionais do circo, entender como trabalham os artistas circenses no
picadeiro e, também, por traz dos bastidores. Foi maravilhoso perceber que a
oficina - aula prática – possibilitou uma compreensão extraordinária de tudo
que foi mostrado na apresentação do espetáculo circense. O brilho nos olhos
confirmava o fascínio deslumbrante da plateia de jovens encantados.
Os alunos oficineiros puderam
entender o quanto é imprescindível ter disciplina, concentração, equilíbrio,
vontade, força... para que a execução de cada movimento acontecesse eximiamente
e o espetáculo fosse consagrado.
Álbum de fotos que contêm o registro do desenvolvimento do projeto:
A importância das
atividades extracurriculares na formação do indivíduo.
Seja para despertar a
criatividade e o talento nos estudantes ou para melhorar seu desempenho em sala
de aula, as atividades extracurriculares, sejam elas oficinas de dança, teatro,
culinária, circo e até mesmo robótica, têm a finalidade de complementar e enriquecer
a vivência escolar e favorecem o processo de formação do indivíduo.
Mais que isso, segundo um estudo
elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep/MEC), em 2004, a partir do cruzamento dos resultados do Exame
Nacional do Ensino Médio de 2003 (Enem) e das respostas dos participantes ao
questionário socioeconômico do Exame, mostra como essas atividades são
importantes. De acordo com ele, o acesso a atividades extracurriculares pode
representar uma diferença positiva no desempenho escolar. Ele apontou que a
média na prova objetiva do Enem dos estudantes que frequentaram cursos de
língua estrangeira, informática e pré-vestibular, por exemplo, foi de até 17
pontos acima da atingida por alunos que tiveram pouca ou nenhuma oportunidade
de fazer esses cursos. Na escala utilizada de zero a cem, a pontuação média
para a primeira situação foi de 62 e, no segundo, 45. (Fonte Portal do
Professor)
Finalmente, segundo a opinião de
estudiosos, esse quadro vai além do desempenho dos alunos e a facilitação do
trabalho do professor, já que esse tipo de atividade aumenta ainda a autoestima
dos envolvidos no processo além de promover a sociabilização do sujeito.
Projeto "Bem-vindo
ao mundo do Circo"
No dia 07 de novembro de 2013 a
Escola Padre Francisco Rigolin, promoveu um passeio para os alunos do
Ensino Médio, com recursos do ProEMi (Programa Ensino Médio Inovador) a partir
do projeto inscrito "Bem-vindo ao mundo do Circo". Esse projeto
tem como objetivo principal divulgar o potencial educativo, formativo e lúdico
das atividades circenses. Pretende apresentar a importância do Circo enquanto
parte relevante da cultura corporal e como instrumento para a melhora da
qualidade de vida da nossa sociedade.
O projeto considera o Circo como
uma prática que possui um alto valor sociocultural e que está vivendo um
aumento significativo do interesse popular nos últimos tempos. Além disso, esta
atividade centenária traz consigo valores cívicos, morais e educacionais
fundamentais para a vida em comunidade e para o desenvolvimento pessoal e
social, dando resposta a estas grandes necessidades da sociedade contemporânea.
O circo ambicionado pelo projeto
é o Circo dos Sonhos localizado na Av. Nicolas Boer, 120 (Ao lado do Viaduto Pompéia)
- São Paulo – SP, pois é oferecido pelos organizadores e artistas circenses uma
oficina com modalidades artísticas diversas agrupadas em estações que funcionam
em forma de um rodízio e, finalmente, uma apresentação de espetáculo circense
intitulado "Quyrey, uma aventura na selva!
QUYREY, UMA AVENTURA NA SELVA
Sinopse: A jornada de duas
crianças que são transportadas de seu guarda-roupas
para a mágica e misteriosa selva de Quyrey, que em tupi-guarani significa
“corajoso”. E coragem é o que não poderá faltar para que elas – juntas com toda
a plateia - enfrentem desafios, superem limites e se divirtam, além de aprender
a conviver, com a natureza e a proteger o meio ambiente, despertando a
consciência ecológica.
Que tal conhecer um camaleão
equilibrista, índios e felinos acrobatas e ainda um mago ilusionista?
Neste espetáculo de luzes e cores
vibrantes, onde todos os seres são encantados, a grande estrela é o corpo
humano, com um elenco de artistas circenses que realizam feitos incríveis
desafiando a gravidade com números de força e graça, surpreendendo o público
com os sapos no mastro chinês, um Louva-a-Deus malabarista, o duo aéreo da
libélula e o lagarto, pássaros trapezistas e os palhaços caçadores atrapalhados
que divertem e levam a plateia às gargalhadas.
Considerações finais
Durante as oficinas (lira, tecido,
acrobacias, malabares, cama elástica, perna de pau, mini jump, corda bamba
etc.) todos os alunos estavam concentrados no passo a passo para execução do
movimento proposto nas estações, parece que a falta de concentração nunca foi
um dos maiores problemas apontados pelos educadores como principal dificultador
do desenvolvimento das habilidades propostas pelo currículo.
Esse projeto propiciou aos
estudantes de maneira sutil, disciplinada, com muita delicadeza, afetividade e
humor - através das oficinas de modalidades diversas oferecidas por artistas
profissionais do circo, entender como trabalham os artistas circenses no
picadeiro e, também, por traz dos bastidores. Foi maravilhoso perceber que a
oficina - aula prática – possibilitou uma compreensão extraordinária de tudo
que foi mostrado na apresentação do espetáculo circense. O brilho nos olhos
confirmava o fascínio deslumbrante da plateia de jovens encantados.
Os alunos oficineiros puderam
entender o quanto é imprescindível ter disciplina, concentração, equilíbrio,
vontade, força... para que a execução de cada movimento acontecesse eximiamente
e o espetáculo fosse consagrado.
Álbum de fotos que contêm o registro do desenvolvimento do projeto:
Parabéns aos educadores que compreendem o ensino como um processo amplificado e multirecional, que transcende os muros da escola e vai se nutrir com a complexidade dinâmica e potente dos espaços reais de vivência e aprendizado. Excelente trabalho!
ResponderExcluir