Bem vindo ao mundo do circo

A importância das atividades extracurriculares na formação do indivíduo.

Seja para despertar a criatividade e o talento nos estudantes ou para melhorar seu desempenho em sala de aula, as atividades extracurriculares, sejam elas oficinas de dança, teatro, culinária, circo e até mesmo robótica, têm a finalidade de complementar e enriquecer a vivência escolar e favorecem o processo de formação do indivíduo.
Mais que isso, segundo um estudo elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), em 2004, a partir do cruzamento dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio de 2003 (Enem) e das respostas dos participantes ao questionário socioeconômico do Exame, mostra como essas atividades são importantes. De acordo com ele, o acesso a atividades extracurriculares pode representar uma diferença positiva no desempenho escolar. Ele apontou que a média na prova objetiva do Enem dos estudantes que frequentaram cursos de língua estrangeira, informática e pré-vestibular, por exemplo, foi de até 17 pontos acima da atingida por alunos que tiveram pouca ou nenhuma oportunidade de fazer esses cursos. Na escala utilizada de zero a cem, a pontuação média para a primeira situação foi de 62 e, no segundo, 45. (Fonte Portal do Professor)
Finalmente, segundo a opinião de estudiosos, esse quadro vai além do desempenho dos alunos e a facilitação do trabalho do professor, já que esse tipo de atividade aumenta ainda a autoestima dos envolvidos no processo além de promover a sociabilização do sujeito.

Projeto "Bem-vindo ao mundo do Circo"

No dia 07 de novembro de 2013 a Escola Padre Francisco Rigolin, promoveu um passeio para os alunos do Ensino Médio, com recursos do ProEMi (Programa Ensino Médio Inovador) a partir do projeto inscrito "Bem-vindo ao mundo do Circo". Esse projeto tem como objetivo principal divulgar o potencial educativo, formativo e lúdico das atividades circenses. Pretende apresentar a importância do Circo enquanto parte relevante da cultura corporal e como instrumento para a melhora da qualidade de vida da nossa sociedade.
O projeto considera o Circo como uma prática que possui um alto valor sociocultural e que está vivendo um aumento significativo do interesse popular nos últimos tempos. Além disso, esta atividade centenária traz consigo valores cívicos, morais e educacionais fundamentais para a vida em comunidade e para o desenvolvimento pessoal e social, dando resposta a estas grandes necessidades da sociedade contemporânea.
O circo ambicionado pelo projeto é o Circo dos Sonhos localizado na Av. Nicolas Boer, 120 (Ao lado do Viaduto Pompéia) - São Paulo – SP, pois é oferecido pelos organizadores e artistas circenses uma oficina com modalidades artísticas diversas agrupadas em estações que funcionam em forma de um rodízio e, finalmente, uma apresentação de espetáculo circense intitulado "Quyrey, uma aventura na selva!

QUYREY, UMA AVENTURA NA SELVA

Sinopse: A jornada de duas crianças que são transportadas de seu guarda-roupas     para a mágica e misteriosa selva de Quyrey, que em tupi-guarani significa “corajoso”. E coragem é o que não poderá faltar para que elas – juntas com toda a plateia - enfrentem desafios, superem limites e se divirtam, além de aprender a conviver, com a natureza e a proteger o meio ambiente, despertando a consciência ecológica.
Que tal conhecer um camaleão equilibrista, índios e felinos acrobatas e ainda um mago ilusionista?
Neste espetáculo de luzes e cores vibrantes, onde todos os seres são encantados, a grande estrela é o corpo humano, com um elenco de artistas circenses que realizam feitos incríveis desafiando a gravidade com números de força e graça, surpreendendo o público com os sapos no mastro chinês, um Louva-a-Deus malabarista, o duo aéreo da libélula e o lagarto, pássaros trapezistas e os palhaços caçadores atrapalhados que divertem e levam a plateia às gargalhadas.

Considerações finais

Durante as oficinas (lira, tecido, acrobacias, malabares, cama elástica, perna de pau, mini jump, corda bamba etc.) todos os alunos estavam concentrados no passo a passo para execução do movimento proposto nas estações, parece que a falta de concentração nunca foi um dos maiores problemas apontados pelos educadores como principal dificultador do desenvolvimento das habilidades propostas pelo currículo.
Esse projeto propiciou aos estudantes de maneira sutil, disciplinada, com muita delicadeza, afetividade e humor - através das oficinas de modalidades diversas oferecidas por artistas profissionais do circo, entender como trabalham os artistas circenses no picadeiro e, também, por traz dos bastidores. Foi maravilhoso perceber que a oficina - aula prática – possibilitou uma compreensão extraordinária de tudo que foi mostrado na apresentação do espetáculo circense. O brilho nos olhos confirmava o fascínio deslumbrante da plateia de jovens encantados.
Os alunos oficineiros puderam entender o quanto é imprescindível ter disciplina, concentração, equilíbrio, vontade, força... para que a execução de cada movimento acontecesse eximiamente e o espetáculo fosse consagrado.

Álbum de fotos que contêm o registro do desenvolvimento do projeto:


Comentários

  1. Parabéns aos educadores que compreendem o ensino como um processo amplificado e multirecional, que transcende os muros da escola e vai se nutrir com a complexidade dinâmica e potente dos espaços reais de vivência e aprendizado. Excelente trabalho!

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