LP - 2ª SÉRIE - SEGUNDO PASSO PARA A REDAÇÃO DO ARTIGO DE OPINIÃO (SEMANA 3 / 2º BIM 2021)
"Os
líderes mundiais não cumpriram suas promessas. Eles prometeram proteger nossos
direitos e não fizeram isso"
Greta
Thunberg, sobre denúncia contra o Brasil e outros quatro países
Olá
estudantes da 2ª série!
Espero
que estejam bem!
Neste roteiro
daremos sequência aos nossos estudos sobre o gênero textual artigo de opinião.
Espero que o vídeo que assistiram tenha ajudado vocês a entenderem melhor como
redigir um artigo de opinião... Sei que são mutas informações e regras,
portanto, vamos de pouco em pouco... Até porque nesta modalidade de ensino a
distância tudo fica mais lento e complicado.
Vamos
nessa então?
Toda vez que escreverem um artigo de opinião escolar, serão oferecidos textos de apoio para ajudar vocês a redigi-lo. Para esta nossa primeira experiência, apresentarei 3 textos de apoio de gêneros textuais diferentes. Vocês precisam lê-los atentamente...fazer anotações do que ele apresenta de importante. Se quiser, já pode ir lá no fim dessa publicação para saber qual é o tema e o que será pedido para vocês fazerem, pode ser que ajude ler os textos de apoio já sabendo o que precisará escrever ao final.
💬
1ª etapa da redação do artigo de opinião.
Leia
os três textos seguintes.
TEXTO
1
ECOLOGIA
Quando,
em 1982, o cineasta Ridley Scott dirigiu o filme “Blade Runner – O Caçador
de Androides”, ambientou sua utopia num cenário de pesadelo: uma cidade
sombria, suja, superpovoada, submetida a uma incessante chuva ácida e com seus
espaços totalmente engarrafados por toda a sorte de veículos. Saía-se do cinema,
então, com uma indisfarçável sensação de alívio, para respirar ar puro e ver de
novo a luz do sol. Passados menos de 20 anos desde a realização do filme, o
horror que se viu nas telas, feito ficção, se aproxima perigosamente da vida
real.
Florestas
ardem durante meses, rios são dados como irreversivelmente mortos, crianças
nascem descerebradas devido à poluição atmosférica, navios derramam toneladas
de petróleo nos mares, espécies animais e vegetais são rotineiramente
exterminadas. Há dez anos, por exemplo, nem ao mais pessimista dos cidadãos do
planeta ocorreria viver em uma cidade onde os veículos têm de se alternar nas
ruas de modo a tornar o ar minimamente respirável, como ocorre hoje na Cidade
do México e em São Paulo. Num país de proporções continentais, como o Brasil,
com graves problemas sociais, essas questões se tornam particularmente
preocupantes.
(‘’Ecologia’’.
In: Guia de Profissões. 7ª ed. São Paulo: Unesp – Universidade Estadual
Paulista, p. 52.)
TEXTO II
A
FICÇÃO VIRA REALIDADE
Houve
um tempo em que era ficção. Há não mais que dez anos, conversar com outra
pessoa através de uma tela de televisão era coisa para o capitão Kirk,
instalado na ponte de comando da Enterprise, a nave do seriado Jornada nas
Estrelas. Microcâmeras fotográficas eram invenção de filmes como 007, assim
como o único carro que se movia direcionado por um computador era o Batmóvel de
outro seriado dos anos 60. A ficção, contudo, está virando rapidamente
realidade. Hoje é possível conversar com outra pessoa do outro lado do mundo
olhando para ela na tela do computador. A tecnologia do carro controlado por um
cérebro eletrônico também já existe. No 007 de hoje, os aparelhos utilizados
por James Bond não são obra de ficção, mas de merchandising, uma forma de
divulgação de produtos usada pela publicidade em cenas de filmes ou programas
de TV. Eles existem de verdade e podem ser comprados nas lojas especializadas.
Isso é
o melhor da história: o surgimento de todas essas novidades não é mera
atividade de laboratório, mas um processo comandado pelo mercado. São produtos
acessíveis ao bolso do consumidor comum, a maior parte dos quais está chegando
ao Brasil junto com tecnologias como a do telefone celular digital. Não que os
laboratórios também não estejam avançando. É verdade que ainda não se pode
mandar pessoas de um lugar a outro por teletransporte, como em Jornada nas
Estrelas. Mas até isso já não pertence tanto ao domínio da ficção científica,
como era antigamente. No final de 1997, a equipe do Instituto de Física
Experimental da Universidade de Innsbruck, na Áustria, conseguiu desintegrar
uma partícula – um fóton – e fazê-la reaparecer em outro local.
(GUARACY,
Thales & LUZ, Sérgio Ruiz. In: Veja, 20/5/, p. 70.)
TEXTO
III
QUASE NO
ANO 2.000 …
(Letra
do Samba-Enredo da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense.)
Preto
Jóia, Flavinho, Darcy do Nascimento, Guga.
Vou
viajar nas previsões
Do
homem sonhador
Que
pensou voar, cruzar o mar
Nas
asas da imaginação
Fez o
tempo avançar no tempo
Através
da criação
De
máquinas sem sentimento
Que
funcionam quando ele põe a mão
Mas o
homem que previa ôôô…
Esqueceu
a ecologia ôôô…
A
natureza, o ar
A
terra azul e o mar
Fez o
universo acordar
Robô,
roubou a festa
O
cinema deu visão
Imaginando
o que seria bis
A nova
civilização (foi ilusão)
(bis)
Lá se
vai mais um milênio, amor
A
devastação dói demais
Proteção
para os mananciais
Pras
matas e os animais
E o
futuro então
Virá
com mais vigor
Se a
nossa terra
For
tratada com amor
É novo
tempo, é bom pensar
É
tempo, amor, de libertar refrão
O
sentimento e a terra preservar
(refrão)
(in:
CD 7432153593-2 – Sambas de Enredo, Gravadora Escola de Samba Ltda.)
Um dos
assuntos mais discutidos neste fim de século é o do futuro de nosso planeta.
Muitas pessoas manifestam pessimismo ante a devastação ambiental e o que esta
pode implicar. Outras, ao contrário, creem que a tecnologia acabará trazendo
soluções a esse e a muitos outros problemas da humanidade. A Literatura e o
Cinema, dando forma artística a tais pontos de vista, produzem visões do futuro
ora otimistas, ora pessimistas. Tomando como referência, se julgar necessário,
os textos apresentados, manifeste sua própria opinião a respeito, escrevendo uma tese e dois argumentos
sobre o tema: A INTERVENÇÃO HUMANA NO MEIO-AMBIENTE E O FUTURO DO
PLANETA.
OBSERVAÇÃO:
Nesta
primeira fase da construção do texto vocês irão escrever apenas a tese e dois
argumentos da seguindo o seguinte gabarito:
TESE:
ARGUMENTO
1:
ARGUMENTO
2:
Não
lembra o que é tese e argumento? Volte no vídeo do roteiro de estudos da semana
1 e revise-o... lá eu explico o passo a passo detalhadamente. Guarde
a tese e o argumento que vocês escreverem, pois continuaremos a redação do
artigo de opinião na próxima semana. O resultado final será enviado para mim e
valerá nota. Fiquem ligados!!!
Se quiserem
me enviar durante a semana para saber se está fazendo direitinho, podem me
enviar por WhatsApp...fiquem a vontade. Dúvidas também, estou à disposição...só
me perguntar.
Finalizamos
aqui!
Até a próxima!!!
Fiquem
bem.
Comentários
Postar um comentário