LP - 1ª SÉRIE - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 - MOMENTO 1, 2 E 3 (SEMANA 9 / 2º BIM 2021)

 


Olá, alunos da 1ª série!

Estamos chegando ao final do 2º bimestre. Este será o último roteiro com matéria nova...até porque, no final desta semana já chegaremos em julho! Depois iremos retomar alguns momentos importantes e aproveitar, também, para deixar tudo em ordem!

Começaremos a semana corrigindo as atividades da Situação de Aprendizagem 2 que finalizamos no roteiro da semana 7. Peguem o Caderno Currículo em Ação – Vol 1 e façam as correções seguintes:


ELEMENTOS DA NARRATIVA (p. 53)



MOMENTO 2 – VISÕES DE MUNDO NOS TEXTOS (p. 53-54)


Prontinho! Agora que corrigimos as atividades da Situação de Aprendizagem 2, podemos avançar para a 3. Esta tem um título bem intrigante: 


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

O CORPO MARCADO: ESTEREÓTIPOS NA PELE.

 

Preparados?

Começaremos com o texto de apresentação...segue o texto:


O CORPO MARCADO: ESTEREÓTIPOS NA PELE (p. 62-63)

 

Para que possamos nos posicionar criticamente em relação às questões que envolvam ideologias estereotipadas, é preciso lançar mão de análises sobre preconceitos, estereótipos e relações de poder presentes nas práticas sociais.

A adoção de posicionamentos contrários às manifestações de injustiça, desrespeito aos direitos humanos e aos valores democráticos precisa ser construída com a ampliação das nossas visões de mundo.

Na Área de Linguagens, considerando as variadas formas de se expressar (por meio das artes, linguística, poesia, cinema, literatura, pintura, teatro, música, desenho, entre outros), busca-se desenvolver reflexões, discussões e estudos, ao longo da história, voltados às diversas expressões corporais. Para as atividades de Língua Portuguesa o tema escolhido foi a Tatuagem.

Começaremos com a crônica literária de 1904, “Os tatuadores”, do jornalista e escritor João do Rio, seguindo com a análise de gêneros textuais verbais e não verbais, que tratam de corpos que se desmembram e desvendam possíveis diálogos nessa tessitura simbólica que são as imagens; também refletiremos, a partir dos textos, sobre como esses corpos encontraram, na pele, formas para expressarem linguagens poéticas que falam com o próprio sujeito, entre si e com o outro.

O misto entre corpos, signos, emoções e literatura acontecerá nessas entrelinhas. E nesse universo polêmico e, ao mesmo tempo, considerado tão primitivo e remoto que é o mundo das pinturas, desenhos e tatuagens, estudaremos desde as formas de imagens tradicionais às mais modernas, por meio de metodologias ativas e multimidiáticas, rodas de conversas etc.


MOMENTO 1 – AS MARCAS NO CORPO.... (p. 63 – 65)


No momento 1, vocês irão ler os dois textos I e II. Os textos a seguir trazem perspectivas sobre a tatuagem em períodos distintos.

Em “Os Tatuadores”, crônica presente na obra “A alma encantadora das ruas”, o jornalista João Barreto (1881-1921), conhecido como “João do Rio”, revela o Rio de Janeiro e as disparidades existentes nas ruas cariocas, por meio da arte da tatuagem.

O Texto II é não verbal e apresenta um jovem e o diálogo com a sua própria pele.

 

OBS: Leiam muito atentos a linguagem utilizada pelos autores dos textos e pense também no motivo pelo qual escolheram essa forma para se comunicar e para que leitores os textos se direcionam.

 

MOMENTO 2 – VISÕES DE MUNDO NOS TEXTOS (p. 65 – 69)

 

Responda apenas as perguntas 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 (p. 65 e 66)

Leia o texto III (p. 67)

 

MOMENTO 3 – A LÍNGUA NA CONSTRUÇÃO DE TEXTOS (p. 69)

 

Responda as perguntas 1, 2, 3, 4 e 5.

 

ATIVIDADE FINAL!!!

 

Agora que você já leu bastante sobre o tema “comportamento e tatuagem”, e já tem embasamento para poder opinar de forma cuidadosa e com embasamento, que tal expressar a sua opinião!

Grave um vídeo onde você fala o que pensa sobre o tema “Tatuagem” e envie para o meu WhatsApp (11 96592-2224) ou poste nas redes sociais me marcando (@fabiocesarmelo).

 

IMPORTANTE: Esta atividade final não é obrigatória, mas acho importante vocês expressarem a opinião de vocês agora que já têm uma bagagem segura sobre o tema. Sintam-se a vontade para me enviar ou não.

 

Para esta semana é só, galera.

Deixem suas atividades em dia...corrijam sempre as lições.

Não esqueçam das tarefas do CMSP e das avaliações da plataforma CaEd.

Qualquer dúvida só me chamar.

Fiquem bem.

Até a próxima!!!

😉






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INGLÊS - VIDEO GAMES ARE GOOD FOR YOU! (SEMANA 1 / 4º BIM 2020)

PV - TENHO UM SONHO E UM PLANO / ESTOU NO CAMINHO CERTO? (SEMANA 9 / 3º BIM 2020)

PV - RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS (SEMANA 5 / 2º BIM 2020)