LP - 1ª SÉRIE - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 - MOMENTO 1, 2 E 3 (SEMANA 9 / 2º BIM 2021)
Olá,
alunos da 1ª série!
Estamos chegando ao final do 2º
bimestre. Este será o último roteiro com matéria nova...até porque, no final desta
semana já chegaremos em julho! Depois iremos retomar alguns momentos importantes
e aproveitar, também, para deixar tudo em ordem!
Começaremos a semana corrigindo as
atividades da Situação de Aprendizagem 2 que finalizamos no roteiro da semana
7. Peguem o Caderno Currículo em Ação – Vol 1 e façam as correções seguintes:
ELEMENTOS
DA NARRATIVA (p. 53)
MOMENTO 2 – VISÕES DE MUNDO NOS TEXTOS (p. 53-54)
Prontinho! Agora que corrigimos as atividades da Situação de Aprendizagem 2, podemos avançar para a 3. Esta tem um título bem intrigante:
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
O CORPO MARCADO: ESTEREÓTIPOS
NA PELE.
Preparados?
Começaremos com o texto de
apresentação...segue o texto:
O
CORPO MARCADO: ESTEREÓTIPOS NA PELE (p. 62-63)
Para que possamos nos posicionar
criticamente em relação às questões que envolvam ideologias estereotipadas, é
preciso lançar mão de análises sobre preconceitos, estereótipos e relações de
poder presentes nas práticas sociais.
A adoção de posicionamentos contrários
às manifestações de injustiça, desrespeito aos direitos humanos e aos valores
democráticos precisa ser construída com a ampliação das nossas visões de mundo.
Na Área de Linguagens, considerando as
variadas formas de se expressar (por meio das artes, linguística, poesia,
cinema, literatura, pintura, teatro, música, desenho, entre outros), busca-se
desenvolver reflexões, discussões e estudos, ao longo da história, voltados às
diversas expressões corporais. Para as atividades de Língua Portuguesa o tema
escolhido foi a Tatuagem.
Começaremos com a crônica literária de
1904, “Os tatuadores”, do jornalista e escritor João do Rio, seguindo com a
análise de gêneros textuais verbais e não verbais, que tratam de corpos que se desmembram
e desvendam possíveis diálogos nessa tessitura simbólica que são as imagens;
também refletiremos, a partir dos textos, sobre como esses corpos encontraram,
na pele, formas para expressarem linguagens poéticas que falam com o próprio
sujeito, entre si e com o outro.
O misto entre corpos, signos, emoções
e literatura acontecerá nessas entrelinhas. E nesse universo polêmico e, ao
mesmo tempo, considerado tão primitivo e remoto que é o mundo das pinturas, desenhos
e tatuagens, estudaremos desde as formas de imagens tradicionais às mais
modernas, por meio de metodologias ativas e multimidiáticas, rodas de conversas
etc.
MOMENTO 1 – AS MARCAS NO CORPO.... (p. 63 – 65)
No momento 1, vocês irão ler os dois
textos I e II. Os textos a seguir trazem perspectivas sobre a tatuagem em
períodos distintos.
Em “Os Tatuadores”, crônica presente
na obra “A alma encantadora das ruas”, o jornalista João Barreto (1881-1921),
conhecido como “João do Rio”, revela o Rio de Janeiro e as disparidades
existentes nas ruas cariocas, por meio da arte da tatuagem.
O Texto II é não verbal e apresenta um
jovem e o diálogo com a sua própria pele.
OBS: Leiam muito atentos a linguagem
utilizada pelos autores dos textos e pense também no motivo pelo qual escolheram
essa forma para se comunicar e para que leitores os textos se direcionam.
MOMENTO 2 –
VISÕES DE MUNDO NOS TEXTOS (p. 65 – 69)
Responda apenas as perguntas 1, 2, 3,
4, 5, 6 e 7 (p. 65 e 66)
Leia o texto III (p. 67)
MOMENTO 3 – A LÍNGUA NA CONSTRUÇÃO DE
TEXTOS (p. 69)
Responda as perguntas 1, 2, 3, 4 e 5.
ATIVIDADE
FINAL!!!
Agora que você já leu bastante sobre o
tema “comportamento e tatuagem”, e já tem embasamento para poder opinar de
forma cuidadosa e com embasamento, que tal expressar a sua opinião!
Grave um vídeo onde você fala o que
pensa sobre o tema “Tatuagem” e envie para o meu WhatsApp (11 96592-2224) ou
poste nas redes sociais me marcando (@fabiocesarmelo).
IMPORTANTE: Esta atividade final não é
obrigatória, mas acho importante vocês expressarem a opinião de vocês agora que
já têm uma bagagem segura sobre o tema. Sintam-se a vontade para me enviar ou
não.
Para esta semana é só, galera.
Deixem suas atividades em dia...corrijam
sempre as lições.
Não esqueçam das tarefas do CMSP e das
avaliações da plataforma CaEd.
Qualquer dúvida só me chamar.
Fiquem bem.
Até a próxima!!!
😉
Comentários
Postar um comentário