LP - 2ª SÉRIE - PROPOSTA DE REDAÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO

 Leia os três textos seguintes.

 

TEXTO 1

 

ECOLOGIA

Quando, em 1982, o cineasta Ridley Scott dirigiu o filme “Blade Runner – O Caçador de Androides”, ambientou sua utopia num cenário de pesadelo: uma cidade sombria, suja, superpovoada, submetida a uma incessante chuva ácida e com seus espaços totalmente engarrafados por toda a sorte de veículos. Saía-se do cinema, então, com uma indisfarçável sensação de alívio, para respirar ar puro e ver de novo a luz do sol. Passados menos de 20 anos desde a realização do filme, o horror que se viu nas telas, feito ficção, se aproxima perigosamente da vida real.

Florestas ardem durante meses, rios são dados como irreversivelmente mortos, crianças nascem descerebradas devido à poluição atmosférica, navios derramam toneladas de petróleo nos mares, espécies animais e vegetais são rotineiramente exterminadas. Há dez anos, por exemplo, nem ao mais pessimista dos cidadãos do planeta ocorreria viver em uma cidade onde os veículos têm de se alternar nas ruas de modo a tornar o ar minimamente respirável, como ocorre hoje na Cidade do México e em São Paulo. Num país de proporções continentais, como o Brasil, com graves problemas sociais, essas questões se tornam particularmente preocupantes.

 

(‘’Ecologia’’. In: Guia de Profissões. 7ª ed. São Paulo: Unesp – Universidade Estadual Paulista, p. 52.)

 

TEXTO II

 

A FICÇÃO VIRA REALIDADE

Houve um tempo em que era ficção. Há não mais que dez anos, conversar com outra pessoa através de uma tela de televisão era coisa para o capitão Kirk, instalado na ponte de comando da Enterprise, a nave do seriado Jornada nas Estrelas. Microcâmeras fotográficas eram invenção de filmes como 007, assim como o único carro que se movia direcionado por um computador era o Batmóvel de outro seriado dos anos 60. A ficção, contudo, está virando rapidamente realidade. Hoje é possível conversar com outra pessoa do outro lado do mundo olhando para ela na tela do computador. A tecnologia do carro controlado por um cérebro eletrônico também já existe. No 007 de hoje, os aparelhos utilizados por James Bond não são obra de ficção, mas de merchandising, uma forma de divulgação de produtos usada pela publicidade em cenas de filmes ou programas de TV. Eles existem de verdade e podem ser comprados nas lojas especializadas.

Isso é o melhor da história: o surgimento de todas essas novidades não é mera atividade de laboratório, mas um processo comandado pelo mercado. São produtos acessíveis ao bolso do consumidor comum, a maior parte dos quais está chegando ao Brasil junto com tecnologias como a do telefone celular digital. Não que os laboratórios também não estejam avançando. É verdade que ainda não se pode mandar pessoas de um lugar a outro por teletransporte, como em Jornada nas Estrelas. Mas até isso já não pertence tanto ao domínio da ficção científica, como era antigamente. No final de 1997, a equipe do Instituto de Física Experimental da Universidade de Innsbruck, na Áustria, conseguiu desintegrar uma partícula – um fóton – e fazê-la reaparecer em outro local.

 

(GUARACY, Thales & LUZ, Sérgio Ruiz. In: Veja, 20/5/, p. 70.)

 

TEXTO III

 

QUASE NO ANO 2.000 …

(Letra do Samba-Enredo da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense.)

 

Preto Jóia, Flavinho, Darcy do Nascimento, Guga.

Vou viajar nas previsões

Do homem sonhador

Que pensou voar, cruzar o mar

Nas asas da imaginação

Fez o tempo avançar no tempo

Através da criação

De máquinas sem sentimento

Que funcionam quando ele põe a mão

Mas o homem que previa ôôô…

Esqueceu a ecologia ôôô…

A natureza, o ar

A terra azul e o mar

Fez o universo acordar

Robô, roubou a festa

O cinema deu visão

Imaginando o que seria bis

A nova civilização (foi ilusão)

(bis)

Lá se vai mais um milênio, amor

A devastação dói demais

Proteção para os mananciais

Pras matas e os animais

E o futuro então

Virá com mais vigor

Se a nossa terra

For tratada com amor

É novo tempo, é bom pensar

É tempo, amor, de libertar refrão

O sentimento e a terra preservar

(refrão)

(in: CD 7432153593-2 – Sambas de Enredo, Gravadora Escola de Samba Ltda.)

 

 

Um dos assuntos mais discutidos neste fim de século é o do futuro de nosso planeta. Muitas pessoas manifestam pessimismo ante a devastação ambiental e o que esta pode implicar. Outras, ao contrário, creem que a tecnologia acabará trazendo soluções a esse e a muitos outros problemas da humanidade. A Literatura e o Cinema, dando forma artística a tais pontos de vista, produzem visões do futuro ora otimistas, ora pessimistas. Tomando como referência, se julgar necessário, os textos apresentados, manifeste sua própria opinião a respeito, escrevendo um artigo de opinião sobre o tema: A INTERVENÇÃO HUMANA NO MEIO-AMBIENTE E O FUTURO DO PLANETA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INGLÊS - VIDEO GAMES ARE GOOD FOR YOU! (SEMANA 1 / 4º BIM 2020)

PV - TENHO UM SONHO E UM PLANO / ESTOU NO CAMINHO CERTO? (SEMANA 9 / 3º BIM 2020)

PV - RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS (SEMANA 5 / 2º BIM 2020)