PV - ONDE ESTOU NESTE MOMENTO? INDICADORES DE PROCESSO (SEMANA 3 / 4º BIM 2020)
Olá queridx estudante!
Neste roteiro iremos estudar a Situação de Aprendizagem
2 do Caderno do Aluno Vol. 4 “ONDE ESTOU NESTE MOMENTO? INDICADORES DE PROCESSO”
(p. 27). As atividades consistem na leitura de dois textos, interpretação e
reflexão sobre eles e, por fim, responder um formulário online de avaliação do
seu entendimento sobre o assunto.
Antes de começarmos as atividades, achamos importante
atentá-lx para o fato de que o estudo remoto...como esse que você está tendo nos
roteiros nesse ano inusitado de 2020, incentiva a sua atividade intelectual e
exige que você mobilize seus recursos mentais para identificar, selecionar,
comparar, concluir, extrapolar e, posteriormente, começar a aplicar o que
aprendeu. O estudo remoto dirigido de forma competente favorece, também, a sua independência
e a sua segurança com relação aos conteúdos estudados.
Achamos importante falar isso para que você se
anime e aproveite essa experiência única, acreditamos que você nunca tenha
passado por isso antes. Você pode fazer dessa ventura uma oportunidade de
praticar o protagonismo e a autonomia e a independência.
Parabéns para você!!!
NÓS
NA VIDA:
Essa imagem ilustra o que
pode acontecer quando faltam indicadores que permitem a você, verificar em que
pé estão as coisas a cada momento em relação aos seus objetivos. É sobre Indicador
de Processo, aquele que monitora a tendência de uma certa meta, que essa aula
irá tratar.
Texto
1: Enquanto as ações planejadas começam a ganhar
vida (p. 27 - 28 do Caderno do Aluno vol. 4)
Na fase do acompanhamento, pode ser necessário
inferir no curso de algumas ações sempre que elas começam se mostrar como uma “furada”,
ariscando não levar aos objetivos que se pretende atingir. Isso quer dizer que
é preciso identificar quando algo não está seguindo conforme o planejado,
identificando erros antes mesmo de serem cometidos. É preciso, portanto, durante
o processo das ações, avaliar os desvios de execução para, posteriormente,
determinar onde aplicar as mudanças ou ajustes que incluem a melhoria do
processo.
Às vezes, dadas as diferentes circunstâncias, pode
se tornar necessário não propriamente modificar determinadas decisões, mas
introduzir ações complementares ao Plano de Ação que nem haviam sido planejadas.
Isso acontece durante a execução das ações quando se percebe que é possível dar
mais foco ao que se espera alcançar. É comum, por exemplo, surgir ações, que só
depois, no “quentinho” da execução, se percebe que deviam estar presentes na
fase do planejamento.
Na fase de apropriação do Plano de Ação, espera-se que
todo o planejamento de forma sustentável, considerando que nele, mais
importante que seguir o Plano de Ação à risca, é saber ponderar os desafios do
percurso, muitas vezes tendo que improvisar algo, buscando encaminhar os desafios
de melhor maneira, o mais planejadamente possível. Ou seja, o mais importante é
estar atento aos objetivos e à possibilidade de ajustar as metas quando
necessário, pois não se pode achar que ter um planejamento significa obedecê-lo
infalivelmente. Tomar consciência disso requer elasticidade mental, que é o
mesmo que observar as mudanças e ser capaz de pensar estrategicamente diante
dos acontecimentos. Ao fazer isso, você se protege da frustração quando tiver
que se adaptar a novas situações que exijam alguma alteração dos seus planos.
Texto
2: Indicadores
Um INDICADOR é um parâmetro que permite perceber a
diferença entre o que alguém espera realizar e o que está acontecendo no
momento atual. A pessoa tem uma meta, começou a agir, a fazer alguma coisa para
atingi-la e, graças aos indicadores, pode saber se o que está sendo feito está
ou não possibilitando que ela avance no caminho da meta desejada.
Outra maneira de definir indicador é esta: um
indicador é uma característica específica, observável e mensurável que pode ser
usada para mostrar as mudanças e os progressos que a pessoa está fazendo com
relação a um resultado (objetivo) que estabeleceu.
É importante fazer essas observações
sistematicamente, a partir de pontos de vista diferentes. Três deles são muito
úteis para monitorar como andam as coisas em seu Projeto de Vida e também em
qualquer outro tipo de plano:
1. O ponto de vista da EFICIÊNCIA: atingir seus
objetivos usando o mínimo possível de recursos.
2. O ponto de vista da EFICÁCIA: conseguir realizar
o que você se propõe a fazer.
3. O ponto de vista da QUALIDADE: fazer o que você
se propõe a fazer tão bem quanto deveria.
Os indicadores servem para isto: ajudar você a
perceber como as coisas andam e, se for preciso, corrigir o rumo e pensar em
novas ações.
Um bom indicador reflete seu trabalho, é fácil de
entender para qualquer pessoa, não exige cálculos complicados e mostra-se útil
na prática. Se você definir um indicador que não se enquadre nessa descrição, é
bem provável que ele não funcione e acabe sendo deixado de lado.
Tipos de indicadores
Dependendo do que vamos observar, há três tipos de
indicadores.
Para os recursos materiais, usamos indicadores de
estrutura. Por exemplo: num hospital, um indicador de estrutura seriam os
equipamentos disponíveis para atender os pacientes, ou a quantidade de leitos
na UTI.
Para o que se faz, usamos indicadores de processo.
Por exemplo: num hospital, alguns indicadores de processo seriam o tempo que o
médico passa com cada paciente, a frequência com que as pessoas fazem a limpeza
e desinfecção dos quartos, a adequação dos procedimentos para cada doença...
Para o final do processo todo, usamos indicadores
de resultado, que vão fornecer informações quanto ao atingimento ou não dos
objetivos. Por exemplo: num hospital, alguns indicadores de resultado seriam a
taxa de cura e, também, de complicações ou mortalidade de pacientes em comparação
com algum padrão de qualidade. Para um curso profissionalizante, poderia ser a porcentagem
de estudantes que conseguem emprego ao concluir o programa de formação. (Os “indicadores
de resultado” são o tema do módulo seguinte.)
O conjunto dos indicadores que usamos deve nos
fornecer informações suficientes para podermos responder a esta pergunta: Fizemos
o que nos propusemos a fazer tão bem quanto deveríamos e poderíamos?
Considerações importantes para definir seus
indicadores de processo
• Um indicador deve ser simples, claro, sem
ambiguidade, e descrever com clareza o que está sendo medido.
• Palavras como “melhorar”, “aumentar”, “reduzir”,
isoladamente, não são adequadas para um indicador. É importante estabelecer
realmente aonde se quer chegar, se possível quantificando.
• Quando outras pessoas estão envolvidas, é
importante que elas também deem seu parecer sobre o que está acontecendo, para
ter uma ideia mais precisa e completa. Um indicador é confiável quando serve
para medir alguma coisa ao longo do tempo e da mesma forma, seja quem for o
observador.
• Se você quer acompanhar bem o andamento das
coisas (o processo), não basta dar uma olhada e controlar “de vez em quando”: é
preciso fazer isso a intervalos regulares, de acordo com as metas que você
definiu. Só assim você não é apanhado de surpresa sem possibilidade de corrigir
o rumo e/ou alterar as ações.
• Nem sempre é possível quantificar as informações.
Nesse caso, pode ser de grande ajuda ouvir outras pessoas que nos informam como
percebem as coisas para as quais nos faltam indicadores “exatos”
Para saber se um indicador é bom:
• Seu indicador é confiável? (Você ou outra pessoa
poderia aplicá-lo outras vezes, da mesma forma?)
• Seu indicador é preciso e claro? Qualquer pessoa
entende o que ele mede?
• Seu indicador está relacionado a um objetivo bem
definido, ou é vago?
• Seu indicador é prático, ou sua aplicação demanda
recursos complicados?
O que acharam dos textos?
Muito difícil?
Caso tenha ficado dúvidas, releia os textos, se
estiver com o seu Caderno do Aluno Vol. 4, grife as partes que você achar mais
importantes do texto. Estratégias como esta - que estamos indicando - ajuda
você a alcançar autonomia sobre a construção do seu conhecimento. Aprender a
buscar informações é uma habilidade essencial para esses “novos tempos”.
Chegou a hora de você responder o formulário!
Para ter acesso ao formulário só clicar aqui!
Até
a próxima!
Esperamos que se tornem cada vez mais autônomos e assertivos
nas suas decisões.
Fiquem bem.
Até a próxima.
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