PV - ONDE ESTOU NESTE MOMENTO? INDICADORES DE PROCESSO (SEMANA 3 / 4º BIM 2020)


Olá queridx estudante!

 

Neste roteiro iremos estudar a Situação de Aprendizagem 2 do Caderno do Aluno Vol. 4 “ONDE ESTOU NESTE MOMENTO? INDICADORES DE PROCESSO” (p. 27). As atividades consistem na leitura de dois textos, interpretação e reflexão sobre eles e, por fim, responder um formulário online de avaliação do seu entendimento sobre o assunto.

Antes de começarmos as atividades, achamos importante atentá-lx para o fato de que o estudo remoto...como esse que você está tendo nos roteiros nesse ano inusitado de 2020, incentiva a sua atividade intelectual e exige que você mobilize seus recursos mentais para identificar, selecionar, comparar, concluir, extrapolar e, posteriormente, começar a aplicar o que aprendeu. O estudo remoto dirigido de forma competente favorece, também, a sua independência e a sua segurança com relação aos conteúdos estudados.

Achamos importante falar isso para que você se anime e aproveite essa experiência única, acreditamos que você nunca tenha passado por isso antes. Você pode fazer dessa ventura uma oportunidade de praticar o protagonismo e a autonomia e a independência.

Parabéns para você!!!


NÓS NA VIDA:


Essa imagem ilustra o que pode acontecer quando faltam indicadores que permitem a você, verificar em que pé estão as coisas a cada momento em relação aos seus objetivos. É sobre Indicador de Processo, aquele que monitora a tendência de uma certa meta, que essa aula irá tratar.


Texto 1: Enquanto as ações planejadas começam a ganhar vida (p. 27 - 28 do Caderno do Aluno vol. 4)

 

Na fase do acompanhamento, pode ser necessário inferir no curso de algumas ações sempre que elas começam se mostrar como uma “furada”, ariscando não levar aos objetivos que se pretende atingir. Isso quer dizer que é preciso identificar quando algo não está seguindo conforme o planejado, identificando erros antes mesmo de serem cometidos. É preciso, portanto, durante o processo das ações, avaliar os desvios de execução para, posteriormente, determinar onde aplicar as mudanças ou ajustes que incluem a melhoria do processo.

Às vezes, dadas as diferentes circunstâncias, pode se tornar necessário não propriamente modificar determinadas decisões, mas introduzir ações complementares ao Plano de Ação que nem haviam sido planejadas. Isso acontece durante a execução das ações quando se percebe que é possível dar mais foco ao que se espera alcançar. É comum, por exemplo, surgir ações, que só depois, no “quentinho” da execução, se percebe que deviam estar presentes na fase do planejamento.

Na fase de apropriação do Plano de Ação, espera-se que todo o planejamento de forma sustentável, considerando que nele, mais importante que seguir o Plano de Ação à risca, é saber ponderar os desafios do percurso, muitas vezes tendo que improvisar algo, buscando encaminhar os desafios de melhor maneira, o mais planejadamente possível. Ou seja, o mais importante é estar atento aos objetivos e à possibilidade de ajustar as metas quando necessário, pois não se pode achar que ter um planejamento significa obedecê-lo infalivelmente. Tomar consciência disso requer elasticidade mental, que é o mesmo que observar as mudanças e ser capaz de pensar estrategicamente diante dos acontecimentos. Ao fazer isso, você se protege da frustração quando tiver que se adaptar a novas situações que exijam alguma alteração dos seus planos.


Texto 2: Indicadores (p. 29 do Caderno do Aluno vol. 4)

 

Um INDICADOR é um parâmetro que permite perceber a diferença entre o que alguém espera realizar e o que está acontecendo no momento atual. A pessoa tem uma meta, começou a agir, a fazer alguma coisa para atingi-la e, graças aos indicadores, pode saber se o que está sendo feito está ou não possibilitando que ela avance no caminho da meta desejada.

Outra maneira de definir indicador é esta: um indicador é uma característica específica, observável e mensurável que pode ser usada para mostrar as mudanças e os progressos que a pessoa está fazendo com relação a um resultado (objetivo) que estabeleceu.

É importante fazer essas observações sistematicamente, a partir de pontos de vista diferentes. Três deles são muito úteis para monitorar como andam as coisas em seu Projeto de Vida e também em qualquer outro tipo de plano:

1. O ponto de vista da EFICIÊNCIA: atingir seus objetivos usando o mínimo possível de recursos.

2. O ponto de vista da EFICÁCIA: conseguir realizar o que você se propõe a fazer.

3. O ponto de vista da QUALIDADE: fazer o que você se propõe a fazer tão bem quanto deveria.

Os indicadores servem para isto: ajudar você a perceber como as coisas andam e, se for preciso, corrigir o rumo e pensar em novas ações.

Um bom indicador reflete seu trabalho, é fácil de entender para qualquer pessoa, não exige cálculos complicados e mostra-se útil na prática. Se você definir um indicador que não se enquadre nessa descrição, é bem provável que ele não funcione e acabe sendo deixado de lado.

 

Tipos de indicadores


Dependendo do que vamos observar, há três tipos de indicadores.

Para os recursos materiais, usamos indicadores de estrutura. Por exemplo: num hospital, um indicador de estrutura seriam os equipamentos disponíveis para atender os pacientes, ou a quantidade de leitos na UTI.

Para o que se faz, usamos indicadores de processo. Por exemplo: num hospital, alguns indicadores de processo seriam o tempo que o médico passa com cada paciente, a frequência com que as pessoas fazem a limpeza e desinfecção dos quartos, a adequação dos procedimentos para cada doença...

Para o final do processo todo, usamos indicadores de resultado, que vão fornecer informações quanto ao atingimento ou não dos objetivos. Por exemplo: num hospital, alguns indicadores de resultado seriam a taxa de cura e, também, de complicações ou mortalidade de pacientes em comparação com algum padrão de qualidade. Para um curso profissionalizante, poderia ser a porcentagem de estudantes que conseguem emprego ao concluir o programa de formação. (Os “indicadores de resultado” são o tema do módulo seguinte.)

O conjunto dos indicadores que usamos deve nos fornecer informações suficientes para podermos responder a esta pergunta: Fizemos o que nos propusemos a fazer tão bem quanto deveríamos e poderíamos?

Considerações importantes para definir seus indicadores de processo

• Um indicador deve ser simples, claro, sem ambiguidade, e descrever com clareza o que está sendo medido.

• Palavras como “melhorar”, “aumentar”, “reduzir”, isoladamente, não são adequadas para um indicador. É importante estabelecer realmente aonde se quer chegar, se possível quantificando.

• Quando outras pessoas estão envolvidas, é importante que elas também deem seu parecer sobre o que está acontecendo, para ter uma ideia mais precisa e completa. Um indicador é confiável quando serve para medir alguma coisa ao longo do tempo e da mesma forma, seja quem for o observador.

• Se você quer acompanhar bem o andamento das coisas (o processo), não basta dar uma olhada e controlar “de vez em quando”: é preciso fazer isso a intervalos regulares, de acordo com as metas que você definiu. Só assim você não é apanhado de surpresa sem possibilidade de corrigir o rumo e/ou alterar as ações.

• Nem sempre é possível quantificar as informações. Nesse caso, pode ser de grande ajuda ouvir outras pessoas que nos informam como percebem as coisas para as quais nos faltam indicadores “exatos”

 

Para saber se um indicador é bom:


• Seu indicador é confiável? (Você ou outra pessoa poderia aplicá-lo outras vezes, da mesma forma?)

• Seu indicador é preciso e claro? Qualquer pessoa entende o que ele mede?

• Seu indicador está relacionado a um objetivo bem definido, ou é vago?

• Seu indicador é prático, ou sua aplicação demanda recursos complicados?


O que acharam dos textos? Muito difícil?

Caso tenha ficado dúvidas, releia os textos, se estiver com o seu Caderno do Aluno Vol. 4, grife as partes que você achar mais importantes do texto. Estratégias como esta - que estamos indicando - ajuda você a alcançar autonomia sobre a construção do seu conhecimento. Aprender a buscar informações é uma habilidade essencial para esses “novos tempos”.

 

Chegou a hora de você responder o formulário!


Para ter acesso ao formulário só clicar aqui!

 

Até a próxima!

Esperamos que se tornem cada vez mais autônomos e assertivos nas suas decisões.

Fiquem bem.

Até a próxima.





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