LP - EXPLORANDO O GÊNERO TEXTUAL JORNALÍSTICO: NOTÍCIA (SEMANA 7 / 1º BIM 2021)
Olá estudantes!
Espero que estejam todos muito bem e
seguros!
Semana passado, fizemos uma retomada para
aprofundamento e autoavaliação de tudo que estudamos nas primeiras semanas de estudos.
Mas como vocês já perceberam, tudo muda
muito rápido. Estudamos em aulas anteriores o texto publicitário, contos
literários, poemas, e...
...Nesta semana, estudaremos mais um gênero textual: a notícia. Trata-se de um gênero textual que é utilizado para manter-nos informados.
A notícia deve estar pautada em fatos e nunca em mentiras ou possibilidades! Não foi a toa que coloquei na apresentação deste roteiro a imagem com os dizeres NOTÍCIA FALSA É CRIME! Estamos passando por um momento muito crítico que foi (e continua sendo) impulsionado por notícias falsas. Cuidado queridos alunos! Temos que ter muita responsabilidade com a informação que compartilhamos! Em tempos como este, só a verdade liberta!
O gênero textual notícia é, normalmente, construída a partir de alguns elementos,
como a manchete, lide e o próprio texto. É importante notar e destacar que a
linguagem, pode ser formal ou informal, dependendo do público-alvo e do tipo de
veículo de comunicação. A notícia possui uma linguagem muito clara e objetiva
para que todos possam compreender e ter acesso à informação.
As atividades propostas para esse roteiro
são todas do Caderno do Aluno Aprender Sempre Vol. 1 que vocês já possuem! Vocês
podem responder diretamente nele! Se por um acaso você não o tiver recebido
ainda, pode responder no seu caderno de anotações de Língua Portuguesa. Ok?
Agora muito importante, essas
atividades são as mesmas que o professores do Centro de Mídias pedirão para que
vocês façam, portanto, muita atenção nas aulas, pois ajudarão nas respostas
deste roteiro.
Vamos lá? Serão 2 tarefas, uma de leitura
e outra de análise de texto. Vocês farão tudo rapidinho, num piscar de olhos! E
lembrem-se, se tiverem dúvidas vocês podem me perguntar no meu WhatsApp. Não
acumulem dúvidas.
TAREFA 1: PÁGINA
32 – APRENDER SEMPRE VOL. 1
Após
vocês terem lido o texto da Malala, para dar continuidade, peço para que
respondam mentalmente as perguntas que compõem o lide da notícia: o quê? quem?
quando? onde? por quê? como?
As respostas para estas perguntas são as
informações básicas para compreensão do texto, elas geralmente estão no início
da notícia.
É importante que vocês explorem os efeitos
de sentidos, considerando o modo como as informações estão organizadas no texto.
Agora vamos para a próxima tarefa!
TAREFA 2: PÁGINA 35 E 36 - APRENDER SEMPRE
VOL. 1
Para
essa semana terminamos o roteiro de Língua Portuguesa.
É isso aí...
Até a próxima!!!
Fiquem bem, se cuidem!
Comentários
Postar um comentário