LP - EXPLORANDO O GÊNERO TEXTUAL JORNALÍSTICO: NOTÍCIA (SEMANA 7 / 1º BIM 2021)

 


Olá estudantes!

Espero que estejam todos muito bem e seguros!


Semana passado, fizemos uma retomada para aprofundamento e autoavaliação de tudo que estudamos nas primeiras semanas de estudos.

Mas como vocês já perceberam, tudo muda muito rápido. Estudamos em aulas anteriores o texto publicitário, contos literários, poemas, e...

 

...Nesta semana, estudaremos mais um gênero textual: a notícia. Trata-se de um gênero textual que é utilizado para manter-nos informados. 


A notícia deve estar pautada em fatos e nunca em mentiras ou possibilidades! Não foi a toa que coloquei na apresentação deste roteiro a imagem com os dizeres NOTÍCIA FALSA É CRIME! Estamos passando por um momento muito crítico que foi (e continua sendo) impulsionado por notícias falsas. Cuidado queridos alunos! Temos que ter muita responsabilidade com a informação que compartilhamos! Em tempos como este, só a verdade liberta!


O gênero textual notícia é, normalmente, construída a partir de alguns elementos, como a manchete, lide e o próprio texto. É importante notar e destacar que a linguagem, pode ser formal ou informal, dependendo do público-alvo e do tipo de veículo de comunicação. A notícia possui uma linguagem muito clara e objetiva para que todos possam compreender e ter acesso à informação.

 

As atividades propostas para esse roteiro são todas do Caderno do Aluno Aprender Sempre Vol. 1 que vocês já possuem! Vocês podem responder diretamente nele! Se por um acaso você não o tiver recebido ainda, pode responder no seu caderno de anotações de Língua Portuguesa. Ok?

 

Agora muito importante, essas atividades são as mesmas que o professores do Centro de Mídias pedirão para que vocês façam, portanto, muita atenção nas aulas, pois ajudarão nas respostas deste roteiro.

 

Vamos lá? Serão 2 tarefas, uma de leitura e outra de análise de texto. Vocês farão tudo rapidinho, num piscar de olhos! E lembrem-se, se tiverem dúvidas vocês podem me perguntar no meu WhatsApp. Não acumulem dúvidas.

 

TAREFA 1: PÁGINA 32 – APRENDER SEMPRE VOL. 1






Após vocês terem lido o texto da Malala, para dar continuidade, peço para que respondam mentalmente as perguntas que compõem o lide da notícia: o quê? quem? quando? onde? por quê? como?

As respostas para estas perguntas são as informações básicas para compreensão do texto, elas geralmente estão no início da notícia.

É importante que vocês explorem os efeitos de sentidos, considerando o modo como as informações estão organizadas no texto.

 

Agora vamos para a próxima tarefa!

TAREFA 2: PÁGINA 35 E 36 - APRENDER SEMPRE VOL. 1


Para essa semana terminamos o roteiro de Língua Portuguesa.

É isso aí...

Até a próxima!!!

Fiquem bem, se cuidem!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INGLÊS - VIDEO GAMES ARE GOOD FOR YOU! (SEMANA 1 / 4º BIM 2020)

PV - TENHO UM SONHO E UM PLANO / ESTOU NO CAMINHO CERTO? (SEMANA 9 / 3º BIM 2020)

PV - RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS (SEMANA 5 / 2º BIM 2020)