TECNOLOGIA - APURAÇÃO DOS FATOS (SEMANA 7 / 1º BIM 2021)

 


Olá, galera antenada!

 

Acharam muito difícil o questionário de Tecnologia e Inovação da semana anterior? Pode deixar seu comentário aqui no blog, lá no final da página tem um campo específico para isso.

 

Neste roteiro, daremos continuidade a aula anterior, quando falamos sobre quais são os maiores influenciadores e quais são as redes sociais e sites que vocês mais acessam.

Eu elenquei, na imagem da 1ª tarefa, os nomes que foram mais citados nas aulas que tivemos sobre o assunto durante o período presencial.

 

Vamos para a 1ª tarefa? Ela se encontra na página 124 do seu Caderno Aprender Sempre Vol. 1



Depois de analisar o ranking...



Esta será a 2ª e última tarefa desta semana. 

Leia e conheça os procedimentos técnicos existentes para constatarmos se uma informação é o u não verdadeira. Em tempos como estes que estamos vivenciando, saber certificar é imprescindível para interrompermos essa rede de mentiras ou “fake news” que está atrasando a chegada de um futuro melhor do que o nosso presente (caótico).

 

Existem procedimentos e técnicas que podemos utilizar para verificar informações ou notícias que contribuem para o fenômeno da desinformação e são muito utilizados pelo jornalismo que trata das notícias com seriedade.

Conhecer como aplicar tais procedimentos auxilia para que não façamos parte desse grupo que dissemina boatos, prejudicando pessoas e instituições. Uma técnica utilizada é a apuração dos fatos e das informações e, somente então, após comprovados os acontecimentos, elaborar narrativas do fato real.

  • OBSERVAÇÃO: quando o próprio jornalista testemunha e registra um acontecimento que presencia, seja por meio de anotações, seja por meio de fotografias, vídeos ou captação de áudios que realiza para tal.
  • ENTREVISTA: tem como objetivo conhecer a versão de um fato, a história de vida ou o pensamento acerca de alguma questão específica, de um personagem da vida real.
  • ANÁLISE DOCUMENTAL: ter acesso a fotografias, documentos, registros que comprovem o fato, produzidos por terceiros.
  • PESQUISA DE FONTES: recorrer a fontes primárias (testemunhas diretas de um fato) e a fontes secundárias (materiais de referência, produzidos por instituições confiáveis, como pesquisas ou estudos científicos).
  • APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO: levantamento de dados por meio de perguntas que possibilitem respostas de múltipla escolha, permitindo estabelecer uma estatística ou um panorama acerca de um tema. Por exemplo: para conhecer os candidatos com maior chance de vencer uma eleição e traçar projeções, é comum que institutos de pesquisas, alguns ligados à imprensa, apliquem questionários desse tipo, para conhecer a preferência do eleitorado acerca dos candidatos.

Me despeço aqui!

Não compartilhem notícias falsas! Temos que ser responsáveis...sempre!

Fiquem bem, continuem se cuidando!!!

Até a próxima!!!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INGLÊS - VIDEO GAMES ARE GOOD FOR YOU! (SEMANA 1 / 4º BIM 2020)

PV - TENHO UM SONHO E UM PLANO / ESTOU NO CAMINHO CERTO? (SEMANA 9 / 3º BIM 2020)

PV - RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS (SEMANA 5 / 2º BIM 2020)