LP - LITERATURA E ROMANTISMO (SEMANA 1 / 2º BIM 2020)
Para a
aula dessa semana iremos assistir uma videoaula sobre Literatura e Romantismo.
Durante a aula faça breves anotações sobre o que considerar mais importante no
seu Caderno do Aluno Vol. 2, no quadro apresentado logo no início da atividade
1, página 110.
Agora
que nós já assistimos a videoaula e já temos um embasamento teórico, mesmo ainda
raso, sobre literatura e romantismo, que tal testarmos um pouco do que
aprendemos? Para fazermos isso, eu os convido a observar e analisar a pintura “Caminhante
Sobre o Mar de Névoa” criada em 1817 pelo pintor romântico Caspar David
Friedrich.
Durante
a análise tentem identificar as características românticas perceptíveis na tela,
para que isso seja possível vocês terão que encarar como um desafio e não ficar
se prendendo ao óbvio. Todas as impressões que tiverem sobre a imagem são muito
importantes e precisam ser consideradas. Façam uma anotação sobre a análise em
seu caderno de Língua Portuguesa.
OBSERVAÇÃO: Registre a atividade no seu caderno de anotação de Língua Portuguesa com o seguinte título:
ATIVIDADE 1. Atividades de registro dos aspectos românticos observado na tela “Caminhante Sobre o Mar de Névoa” criada em 1817 pelo pintor romântico Caspar David Friedrich.
Caspar David Friedrich - “Caminhante Sobre o Mar de Névoa”(1817) |
ANÁLISE COMPLEMENTAR: Agora,
que tal ouvir uma composição do século XIX? Uma música composta durante o
período romântico e sentir a atmosfera lírica, dramática e profunda que
envolviam os compositores românticos. Richard Wagner (1813-1883), o compositor da
música, tinha como meta criar uma “obra de arte total” combinando poesia,
drama, música, canção e pintura. Não precisa fazer nenhum registro sobre essa
audição, apenas apreciem e deixem-se levar pelos sentimentos que a música despertar
em vocês.
Para
essa semana é isso! Espero que tenham gostado e se tiverem dúvidas só me
procurar.
Bons
estudos e até semana que vem.
Comentários
Postar um comentário