Qual a diferença entre Artigo de Opinião, Notícia e Reportagem?


Em primeiro lugar, é preciso registrar a pertinência da pergunta: o conhecimento dos gêneros textuais, consideradas as edições de 2009 a 2016, foi o 7.º item mais cobrado dentro do Caderno de Linguagens do Enem. Saber distinguir uma carta de uma reportagem, uma entrevista de um verbete, uma propaganda de uma charge, uma notícia de um artigo de opinião – eis o que a banca do Enem propõe, frequentemente, ao candidato.

Dito isso, conheça as diferenças entre Artigo de Opinião, Reportagem e Notícia.

O Artigo de Opinião é, em geral, um texto de viés argumentativo, sobre assunto atual e, obviamente, polêmico. Um artigo contém, essencialmente, a opinião do articulista que, para tanto, pode fundamentá-la em referências históricas ou contemporâneas, em dados estatísticos, em pesquisas etc.
Veicular artigos de opiniões divergentes é procedimento comum de grandes jornais e demais periódicos impressos, a fim de orientar/ajudar o leitor a posicionar-se diante de situações que envolvam tomadas de decisão ou posicionamentos político-partidários.


A Notícia é relato de um acontecimento fresco, tanto de interesse geral, quanto de determinado segmento da sociedade. A notícia é veiculada em jornais impressos e televisivos – no caso dos primeiros, normalmente, no dia posterior ao evento que se está cobrindo; no caso dos segundos, geralmente instantes depois de ocorrido o evento.

Qualquer pessoa pode dar uma notícia, escrever um relato sobre algo que aconteceu, que vai acontecer ou que está acontecendo, mas quando vem acompanhado de uma opinião pessoal, mesmo com a contextualização de mercado ou tendência, a notícia, ressalvadas algumas especificidades, transforma-se em um Artigo de Opinião.
Para compor a notícia, é preciso seguir um lide jornalístico, e então encontrar respostas para: 
O QUE?; QUEM?; POR QUÊ?; PARA QUÊ?; COMO?; QUANDO? e ONDE?


 A Reportagem, também chamada de matéria, é uma construção mais complexa: ela demanda consulta a várias fontes, tomada de depoimentos, inspeção de ambientes, coleta de dados de mercado, investigação de documentos – tudo para maior propriedade e segurança acerca daquilo que se vai reportar. É estratégia do repórter levantar questões e hipóteses, como um norte a ser vasculhado e, obviamente, respondido/esclarecido ao longo da reportagem. Ultimamente, é bastante comum o repórter fazer a cobertura de guerras, eleições, atentados, casos de corrupção – percebamos que a reportagem vai além da notícia, ainda que a reportagem possa iniciar-se com uma notícia; contudo, a notícia não é uma reportagem, vez que a notícia esgota-se em si mesma.

Fonte: Redigir A+ https://blog.plataformaredigir.com.br/qual-a-diferenca-entre-artigo-de-opiniao-noticia-e-reportagem/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INGLÊS - VIDEO GAMES ARE GOOD FOR YOU! (SEMANA 1 / 4º BIM 2020)

PV - TENHO UM SONHO E UM PLANO / ESTOU NO CAMINHO CERTO? (SEMANA 9 / 3º BIM 2020)

PV - RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS (SEMANA 5 / 2º BIM 2020)