INGLÊS - ACTIVITY 2 "E-WASTE" (SEMANA 3 / 2º BIM 2020)

Hello Guys!!! 👍

 

Já estamos na terceira semana do nosso roteiro de estudos do 2º bimestre!!!

Nesta semana nós estudaremos a ACTIVITY 2 do Caderno do Aluno (p. 124). O tema continua o mesmo: “E-Waste”.

Para começo de conversa, vamos exercitar mais um pouco das estratégias de leitura que estudamos nas duas últimas semanas, tanto nos roteiros quanto no CMSP.

As técnicas de leitura, como o próprio nome diz, vão nos ajudar a ler um texto. Existem técnicas variadas, mas esta semana veremos, especialmente duas: “Skimming” (compreensão geral ou superficial do texto) e “Cognate words” (Compreensão do texto a partir da identificação das palavras cognatas). Ao ler um texto em inglês, lembre-se de usar as técnicas aprendidas, elas vão ajudá-los muito. 

IMPORTANTE: Todas as respostas ou anotações podem ser feitas no caderno de anotações de inglês ou no próprio Caderno do Aluno Vol. 2 (usando post-its, anexando folhas com respostas, fazendo anotações no canto da página...como preferirem.)

TASK 1. Leia o texto a seguir considerando as palavras-chave que você estudou na Semana 1 e 2. (p. 124 do Caderno do Aluno Vol. 2)


TASK 2. A partir da leitura do título do texto, quais informações você acha que o texto vai lhe trazer? É importante que façam anotações.


OBS: Esse exercício (TASK 2) estará focado na estratégia de leitura “Skimming”: uma compreensão generalizada ou superficial do texto

 

TASK 3. Agora que você já fez antecipações de leitura do texto a partir do título, é hora de confirmar se as suas premissas estavam corretas. Leia o corpo do texto (p. 124) grifando as palavras cognatas.

 

OBS: Esse exercício (TASK 3) estará focado na estratégia de leitura “Cognate words”. Fique atento, também, nas palavras que podemos chamar de “senso comum” e nas palavras que aprendemos nos roteiros de estudo das semanas anteriores.


TASK 4. Vocês já têm uma ideia geral sobre o assunto do texto, já podemos pensar sobre o tipo de texto. Vocês sabem o que é um texto injuntivo? Se não sabem a resposta, fique atento a explicação a seguir...

O texto injuntivo está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação. E o que isso quer dizer?

Quer dizer que ele indica o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, uma bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.

Com isso, sua função é transmitir para o leitor mais do que simples informações, visa sobretudo, instruir, explicar, mas sem a finalidade de convencê-lo por meio de argumentos.

São textos o quais incitam a ação dos destinatários, controlando, assim, seu comportamento, ao fornecer instruções e indicações para a realização de um trabalho ou a utilização correta de instrumentos e/ou ferramentas.

A linguagem dos textos injuntivos é simples e objetiva. Um dos recursos linguísticos marcantes e recorrentes desse tipo de texto é a utilização dos verbos no imperativo, os quais indicam uma "ordem", por exemplo:

  • na receita de bolo: “misture todos os ingredientes”;
  • na bula de remédio: “tome duas cápsulas por dia”;
  • no manual de instruções: “aperte a tecla amarela”;
  • nas propagandas: “vista essa camisa”.


TASK 5. Agora que sabemos o que é um texto injuntivo, podemos considerar o texto “Did you know each time you buy a new smartphone you are producing e-waste?” como sendo da tipologia injuntiva? Comente.

THINK ABOUT IT!


TASK 6. Veremos agora uma videoaula sobre o imperativo na língua inglesa.

Let’s go!


That's it guys!

Espero que tenham entendido como funciona o modo imperativo na língua inglesa. Caso tenham dúvidas, vocês podem nos procurar para esclarecê-las.


TASK 7. Para encerrar o nosso roteiro de estudos dessa semana, vamos ouvir uma música do carismático surfista, cineasta e músico Jack Johnson que compôs uma música que sintetiza muito do que estudamos no roteiro dessa semana. O tema E-Waste e o uso do imperativo. Quando estiverem ouvindo a música, tentem identificar as formas no imperativo e também compreender a mensagem que ela passa.


Enjoy the music!!!

Thank you!!!

👩👨

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INGLÊS - VIDEO GAMES ARE GOOD FOR YOU! (SEMANA 1 / 4º BIM 2020)

PV - TENHO UM SONHO E UM PLANO / ESTOU NO CAMINHO CERTO? (SEMANA 9 / 3º BIM 2020)

PV - RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS (SEMANA 5 / 2º BIM 2020)