INGLÊS - ACTIVITY 2 "E-WASTE" (SEMANA 3 / 2º BIM 2020)
Hello Guys!!! 👍
Já
estamos na terceira semana do nosso roteiro de estudos do 2º bimestre!!!
Nesta semana nós estudaremos a ACTIVITY 2 do Caderno do Aluno (p. 124). O tema continua o mesmo: “E-Waste”.
Para começo de conversa, vamos exercitar mais um pouco das estratégias de leitura que estudamos nas duas últimas semanas, tanto nos roteiros quanto no CMSP.
As técnicas de leitura, como o próprio nome diz, vão nos ajudar a ler um texto. Existem técnicas variadas, mas esta semana veremos, especialmente duas: “Skimming” (compreensão geral ou superficial do texto) e “Cognate words” (Compreensão do texto a partir da identificação das palavras cognatas). Ao ler um texto em inglês, lembre-se de usar as técnicas aprendidas, elas vão ajudá-los muito.
IMPORTANTE:
Todas as respostas ou anotações podem ser feitas no caderno de anotações de
inglês ou no próprio Caderno do Aluno Vol. 2 (usando post-its, anexando folhas
com respostas, fazendo anotações no canto da página...como preferirem.)
TASK
1. Leia o texto a seguir considerando as palavras-chave que você estudou na
Semana 1 e 2. (p. 124 do Caderno do Aluno Vol. 2)
TASK
2. A partir da leitura do título do texto, quais informações você acha que
o texto vai lhe trazer? É importante que façam anotações.
OBS: Esse exercício (TASK 2) estará
focado na estratégia de leitura “Skimming”: uma compreensão generalizada ou
superficial do texto
TASK
3. Agora que você já fez antecipações de leitura do texto a partir do
título, é hora de confirmar se as suas premissas estavam corretas. Leia o corpo
do texto (p. 124) grifando as palavras cognatas.
OBS: Esse exercício (TASK 3) estará focado na estratégia de leitura “Cognate words”. Fique atento, também, nas palavras que podemos chamar de “senso comum” e nas palavras que aprendemos nos roteiros de estudo das semanas anteriores.
TASK
4. Vocês já têm uma ideia geral sobre o assunto do texto, já podemos pensar
sobre o tipo de texto. Vocês sabem o que é um texto injuntivo? Se não sabem a
resposta, fique atento a explicação a seguir...
O texto injuntivo está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação. E o que isso quer dizer?
Quer
dizer que ele indica o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma
receita de bolo, uma bula de remédio, manual de instruções, editais e
propagandas.
Com
isso, sua função é transmitir para o leitor mais do que simples informações,
visa sobretudo, instruir, explicar, mas sem a finalidade de convencê-lo por
meio de argumentos.
São
textos o quais incitam a ação dos destinatários, controlando, assim, seu
comportamento, ao fornecer instruções e indicações para a realização de um
trabalho ou a utilização correta de instrumentos e/ou ferramentas.
A linguagem dos textos injuntivos é simples e objetiva. Um dos recursos linguísticos marcantes e recorrentes desse tipo de texto é a utilização dos verbos no imperativo, os quais indicam uma "ordem", por exemplo:
- na receita de bolo: “misture todos os ingredientes”;
- na bula de remédio: “tome duas cápsulas por dia”;
- no manual de instruções: “aperte a tecla amarela”;
- nas propagandas: “vista essa camisa”.
TASK 5. Agora que sabemos o que é um texto injuntivo, podemos considerar o texto “Did you know each time you buy a new smartphone you are producing e-waste?” como sendo da tipologia injuntiva? Comente.
THINK ABOUT IT!
TASK 6. Veremos agora uma videoaula sobre o imperativo na língua inglesa.
Let’s go!
That's it guys!
Espero que tenham entendido como funciona o modo imperativo na língua inglesa. Caso tenham dúvidas, vocês podem nos procurar para esclarecê-las.
TASK 7. Para encerrar o nosso roteiro de estudos dessa semana, vamos ouvir uma música do carismático surfista, cineasta e músico Jack Johnson que compôs uma música que sintetiza muito do que estudamos no roteiro dessa semana. O tema E-Waste e o uso do imperativo. Quando estiverem ouvindo a música, tentem identificar as formas no imperativo e também compreender a mensagem que ela passa.
Enjoy the music!!!
Thank you!!!
👩👨
Comentários
Postar um comentário