LP - PRODUÇÃO DO ARTIGO DE OPINIÃO (SEMANA 4 / 2º BIM 2020)
Ola, queridxs!!!
Depois da extensa videoaula da semana
passada (🙄), vamos escrever
o nosso 1º artigo de opinião de 2020!!!
Seguiremos as orientações da Atividade 2 do Caderno do Aluno Vol. 2 (p. 112–113)
Começaremos fazendo o planejamento do texto.
O assunto do artigo de opinião está
relacionado com as leituras realizadas na Atividade 1 (Literatura e Romantismo).
Desse assunto faremos um recorte e, então, chegaremos ao nosso tema. Antes de
falarmos do nosso tema, precisamos fazer leituras sobre o assunto e nos
informarmos, para isso vocês terão os textos de apoio.
Segue um vídeo da série “Quer que eu
desenhe?” do canal Descomplica que dá boas dicas de como devemos aproveitar os
textos de apoio em redações de vestibulares, no caso ele especifica a redação
do ENEM, mas é muito válido para o nosso artigo de opinião também.
IMPORTANTE: A redação do
ENEM não é artigo de opinião, mas sim uma dissertação. Falaremos sobre essa
diferença, mais a frente... em um outro momento.
OBS: Não é obrigatório, mas se caso alguém de
vocês se interessem por assistir a videoaula sugerida no vídeo sobre textos de
apoio (sobre como fazer uma redação nota mil no ENEM), só clicar no vídeo a seguir:
PREPARADOS PARA DAR INÍCIO A PRODUÇÃO TEXTUAL?
No século XIX, os casamentos por
interesse e aqueles arranjados pela família eram muito comuns. Nos dias atuais, essas práticas
não são tão recorrentes, porém ainda ocorrem. Diante disso,
para ampliar seu repertório a respeito do assunto e contribuir com sua produção
escrita, leia os textos de apoio, destacando os aspectos relevantes. Para
orientar sua leitura, reflita e discuta com seus colegas:
OBS: Não é obrigatório o registro das respostas para os questionamentos a seguir. Eles servem apenas para problematizar o assunto.
1. Qual a sua opinião
em relação ao casamento por interesse financeiro, de poder, por status ou prestígio social?
Comente.
2. Você acredita que se
não há dinheiro, não há amor? Por quê?
Texto 1 – Artigo: Casamento, um contrato social: práticas matrimoniais no Brasil oitocentista.
Clique AQUI para ter acesso ao texto de apoio 1
Texto 2 – Artigo: O olhar de três gerações de mulheres a respeito do casamento
Clique AQUI para ter acesso ao texto de apoio 2
Texto 3 – LyricVídeo: 100% Feminista - Mc Carol e Karol Conka
Agora é hora de começar a escrever!!!
Assuma
o papel de um articulista para escrever um Artigo de Opinião, posicionando-se a
respeito da questão polêmica “Todo relacionamento envolve algum tipo de
interesse?”
Lembre-se
do grau de pessoalidade que conversamos na videoaula da semana passada (articulação
entre os usos da 1ª e 3ª pessoa).
Pense
que o seu texto poderá ser publicado num blog ou compartilhado via redes
sociais com objetivo de promover reflexões sobre os temas tratados, oferecendo
conteúdo diversificado, gratuito e relevante para seus leitores.
O
texto deverá ter no mínimo 10 linhas e no máximo 30 linhas.
Sugestão para projeto de texto:
CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO |
Competência
1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa. |
Competência
2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das
várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites
estruturais do texto ARTIGO DE OPINIÃO |
Competência
3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,
fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. |
Competência
4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários
para a construção da argumentação. |
Competência
5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,
respeitando os direitos humanos. |
ATENÇÃO:
Após a produção do
texto, revise-o e, se necessário, reescreva-o. Seguem algumas dicas para
apoiá-lo nesta etapa de revisão:
O título está adequado ao assunto?
Atendeu
ao contexto de produção, considerando:
•
Gênero;
•
Público-alvo;
•
Lugar onde vai circular;
•
Posição social do autor?
Elementos
estruturais do texto:
•
Posicionou-se claramente frente à questão polêmica?
•
Os argumentos estão desenvolvidos para defesa de seu ponto de vista?
•
Concluiu o texto retomando o posicionamento assumido na tese?
Análise
linguística:
•
Empregou a linguagem adequada ao gênero?
•
Atendeu às normas de convenção da escrita?
•
Utilizou organizadores textuais (conjunções, advérbios e locuções) para
articular os argumentos entre si?
Gostei muito do tema professor!E também dos textos de apoio . Obrigada! =)
ResponderExcluirQue bom que gostou! Fico muito satisfeito. Obrigado!!!
Excluir