LP - PRODUÇÃO DO ARTIGO DE OPINIÃO (SEMANA 4 / 2º BIM 2020)


Ola, queridxs!!!

Depois da extensa videoaula da semana passada (🙄), vamos escrever o nosso 1º artigo de opinião de 2020!!!


Seguiremos as orientações da Atividade 2 do Caderno do Aluno Vol. 2 (p. 112–113)

Começaremos fazendo o planejamento do texto.

O assunto do artigo de opinião está relacionado com as leituras realizadas na Atividade 1 (Literatura e Romantismo). Desse assunto faremos um recorte e, então, chegaremos ao nosso tema. Antes de falarmos do nosso tema, precisamos fazer leituras sobre o assunto e nos informarmos, para isso vocês terão os textos de apoio.

Segue um vídeo da série “Quer que eu desenhe?” do canal Descomplica que dá boas dicas de como devemos aproveitar os textos de apoio em redações de vestibulares, no caso ele especifica a redação do ENEM, mas é muito válido para o nosso artigo de opinião também.

IMPORTANTE: A redação do ENEM não é artigo de opinião, mas sim uma dissertação. Falaremos sobre essa diferença, mais a frente... em um outro momento.




OBS: Não é obrigatório, mas se caso alguém de vocês se interessem por assistir a videoaula sugerida no vídeo sobre textos de apoio (sobre como fazer uma redação nota mil no ENEM),  só clicar no vídeo a seguir:


PREPARADOS PARA DAR INÍCIO A PRODUÇÃO TEXTUAL?


No século XIX, os casamentos por interesse e aqueles arranjados pela família eram muito comuns. Nos dias atuais, essas práticas não são tão recorrentes, porém ainda ocorrem. Diante disso, para ampliar seu repertório a respeito do assunto e contribuir com sua produção escrita, leia os textos de apoio, destacando os aspectos relevantes. Para orientar sua leitura, reflita e discuta com seus colegas:

OBS: Não é obrigatório o registro das respostas para os questionamentos a seguir. Eles servem apenas para problematizar o assunto.

1. Qual a sua opinião em relação ao casamento por interesse financeiro, de poder, por status ou prestígio social? Comente.

2. Você acredita que se não há dinheiro, não há amor? Por quê?

Textos de apoio

DICA: Antes que você comece a ler os textos de apoio,  antecipo que o texto 1 e 2 são extensos, mas lembre-se que são textos de apoio! Tente se orientar pelos subtítulos buscando a informação que você precisa para agregar valor ao seu argumento e que justificará a sua tese. Lembrem-se de não copiar nada do texto, mas sim parafrasear. Boa leitura!

Texto 1 – Artigo: Casamento, um contrato social: práticas matrimoniais no Brasil oitocentista.

Clique AQUI para ter acesso ao texto de apoio 1

Texto 2 – Artigo: O olhar de três gerações de mulheres a respeito do casamento

Clique AQUI para ter acesso ao texto de apoio 2

Texto 3 – LyricVídeo: 100% Feminista - Mc Carol e Karol Conka 

Agora é hora de começar a escrever!!!

Assuma o papel de um articulista para escrever um Artigo de Opinião, posicionando-se a respeito da questão polêmica “Todo relacionamento envolve algum tipo de interesse?”

Lembre-se do grau de pessoalidade que conversamos na videoaula da semana passada (articulação entre os usos da 1ª e 3ª pessoa).

Pense que o seu texto poderá ser publicado num blog ou compartilhado via redes sociais com objetivo de promover reflexões sobre os temas tratados, oferecendo conteúdo diversificado, gratuito e relevante para seus leitores.

O texto deverá ter no mínimo 10 linhas e no máximo 30 linhas.

Sugestão para projeto de texto:


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto ARTIGO DE OPINIÃO

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.


ATENÇÃO: Após a produção do texto, revise-o e, se necessário, reescreva-o. Seguem algumas dicas para apoiá-lo nesta etapa de revisão:

O título está adequado ao assunto?

Atendeu ao contexto de produção, considerando:

• Gênero;

• Público-alvo;

• Lugar onde vai circular;

• Posição social do autor?

Elementos estruturais do texto:

• Posicionou-se claramente frente à questão polêmica?

• Os argumentos estão desenvolvidos para defesa de seu ponto de vista?

• Concluiu o texto retomando o posicionamento assumido na tese?

Análise linguística:

• Empregou a linguagem adequada ao gênero?

• Atendeu às normas de convenção da escrita?

• Utilizou organizadores textuais (conjunções, advérbios e locuções) para articular os argumentos entre si?


Postem a sua redação final no formulário online. O texto já deve estar revisado com os parágrafos bem evidentes.


Espero que façam uma boa redação. Aproveitem para refletir sobre o assunto. Procurem conectar as duas ideias apresentadas nos textos de apoio... e sejam convincentes na argumentação. Não esqueçam de apresentar uma proposta de solução para o problema (respondendo as perguntas: quem? como? por quê?).

Sintam-se livres para pesquisar na internet, porém tenham cuidado para não fugir do tema proposto.

Até logo!

Ahhh...e se quiserem compartilhar algum comentário sobre o tema, ou mesmo dizer o que acharam da proposta da redação, só deixar um comentário aqui no blog mesmo.

Fiquem Bem, fiquem em casa.

Abraços virtuais.


Comentários

  1. Gostei muito do tema professor!E também dos textos de apoio . Obrigada! =)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

INGLÊS - VIDEO GAMES ARE GOOD FOR YOU! (SEMANA 1 / 4º BIM 2020)

PV - TENHO UM SONHO E UM PLANO / ESTOU NO CAMINHO CERTO? (SEMANA 9 / 3º BIM 2020)

PV - RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS (SEMANA 5 / 2º BIM 2020)