LP - LITERATURA E ROMANTISMO (SEMANA 2 / 2º BIM 2020)

Olá, meus amigos!!!

Na semana passada, vocês puderam refletir um pouco sobre o que é Literatura e, também, ter uma ideia do que foi o estilo de época Romantismo. Agora nós vamos aprofundar e praticar um pouco desses conceitos que estudamos.

Antes de começarmos eu sugiro que vocês ouçam uma música chamada “De tanto amor” composta em 1971 por Erasmo Carlos, Erasmo Esteves e Roberto Carlos que resgata muito das temáticas voltadas para o subjetivismo e o sentimentalismo bastante acentuados na época do romantismo. Essa versão da música que vocês ouvirão é uma regravação recente feita pelo cantor Nando Reis. Curtam ai!!! 😉

 

E ai, gostaram? 
Caso tenham alguma dica de música que evidencie a subjetividade e o sentimentalismo, podem fazer a indicação nos comentários dessa publicação do blog! Ficarei imensamente feliz de compartilhar com vocês.


Agora que vocês já ouviram a música (espero que tenham gostado! 😍), que tal focarmos no Romantismo no Brasil? As características que foram apresentadas a vocês na videoaula da semana passada continuam. São elas:

➪  Individualismo;

➪  Subjetivismo;

➪  Idealização;

➪  Sentimentalismo exacerbado;

➪  Egocentrismo;

➪  Natureza interagindo com o eu lírico;

  Grotesco e sublime;

➪  Medievalismo;

➪  Indianismo;

➪  Byronismo.

Aqui no Brasil, com o Romantismo, ocorreu a formalização da literatura brasileira no cenário mundial. O início oficial ocorreu com a publicação de Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves Magalhães, em 1836. Ao contrário das outras escolas literárias, as influências dos autores românticos brasileiros vieram da França, não de Portugal, marcando um antilusitanismo (rejeição da influência de Portugal).

Gonçalves Magalhães

Além das características e fases gerais do Romantismo, no Brasil há três pontos de destaque: a criação de uma identidade nacional e linguística, juntamente com o indianismo. É possível averiguar três gerações: a indianista, a ultrarromântica e a social.

Para vocês entenderem essas 3 fases do Romantismo, peço para que assistam a videoaula do Professor Noslen (que por sinal será bem mais animada e detalhada que aquela minha da semana passada...rsrsr). Essas 3 fases que o professor Noslen irá falar se dão mais precisamente na poesia, é muito importante que vocês as entendam. Peço para que façam um registro autônomo simples (tópico, mapa conceitual, mapa mental, resumo etc.) no seu caderno de anotações de Língua Portuguesa enquanto assistem a videoaula.

Romantismo no Brasil - Poesia (Prof. Noslen) 
 

Uma vez que a videoaula apresentou a vocês as três gerações românticas, representadas pela poesia, o Romantismo precisa ser apresentado, também, por meio de sua prosa. Faremos isso através da leitura de dois fragmentos de texto em prosa no Caderno do Aluno Vol. 2. Os dois fragmentos de texto são do mesmo autor: José de Alencar. Nos fragmentos de romance que vocês lerão, uma temática será bem destacada: a figura da mulher.

Importante: Seu principal objetivo de leitura será identificar o perfil feminino - no que se refere às características físicas, psicológicas e seu papel social - das mulheres apresentadas nos dois textos que vocês lerão.

DICA: Antes da leitura dos fragmentos, aconselho vocês a entrarem no Blog da Sala de Leitura da Nossa querida escola Antonio Berreta e lerem o material que a Professora Márcia Paes 😍 organizou para vocês. Saber um pouco sobre a biografia de José de Alencar, vai ajuda-los no entendimentos dos textos que leremos. E para quem quiser ir além, no Blog da Sala de Leitura vocês encontrarão também as obras completas que estudaremos aqui: "Senhora" e "Iracema", essas duas obras são sempre muito requisitadas em vestibulares.




MÃOS A OBRA! PEGUEM SEUS CADERNOS DO ALUNO VOL. 2.

Agora vocês devem pegar o Caderno do Aluno Vol. 2 e abri-lo na p. 110 e ler o TEXTO 1 e o TEXTO 2.
Para   facilitar o entendimento do texto grife as palavras que não souber o significado e procure em um dicionário o seu   significado. Não se preocupe se encontrar dificuldade em entender o texto, lembrem-se que o texto foi escrito, originalmente, no século XIX.

Agora vocês irão preencher um formulário com perguntas referente aos textos que vocês leram para que eu possa  avaliar a compreensão que tiveram de tudo que estudamos até aqui.

Click aqui para acessar o formulário de questões online


Q-Code de acesso ao formulário


Por essa semana é só, meus amigos! Qualquer dúvida vocês podem me perguntar pelos grupos de WhatsApp, no particular...nas redes sociais. Se preferirem vocês podem perguntar por aqui também, nos comentários. 

Me despeço aqui.
Abraços.
Bons estudos!!!
Até semana que vem. 😘



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INGLÊS - VIDEO GAMES ARE GOOD FOR YOU! (SEMANA 1 / 4º BIM 2020)

PV - TENHO UM SONHO E UM PLANO / ESTOU NO CAMINHO CERTO? (SEMANA 9 / 3º BIM 2020)

PV - RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS (SEMANA 5 / 2º BIM 2020)