LP - LITERATURA E ROMANTISMO (SEMANA 2 / 2º BIM 2020)
Gerar link
Facebook
Twitter
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Olá, meus amigos!!!
Na semana passada, vocês puderam
refletir um pouco sobre o que é Literatura e, também, ter uma ideia do que foi o
estilo de época Romantismo. Agora nós vamos aprofundar e praticar um pouco desses conceitos que estudamos.
Antes de começarmos eu sugiro que
vocês ouçam uma música chamada “De tanto amor” composta em 1971 por Erasmo
Carlos, Erasmo Esteves e Roberto Carlos que resgata muito das temáticas
voltadas para o subjetivismo e o sentimentalismo bastante acentuados na época
do romantismo. Essa versão da música que vocês ouvirão é uma regravação recente
feita pelo cantor Nando Reis. Curtam ai!!! 😉
E ai, gostaram?
Caso tenham alguma dica de música que evidencie a subjetividade e o sentimentalismo, podem fazer a indicação nos comentários dessa publicação do blog! Ficarei imensamente feliz de compartilhar com vocês.
Agora
que vocês já ouviram a música (espero que tenham gostado! 😍), que tal focarmos
no Romantismo no Brasil? As características que foram apresentadas a vocês na
videoaula da semana passada continuam. São elas:
➪ Individualismo;
➪ Subjetivismo;
➪ Idealização;
➪ Sentimentalismo
exacerbado;
➪ Egocentrismo;
➪ Natureza
interagindo com o eu lírico;
➪Grotesco
e sublime;
➪ Medievalismo;
➪ Indianismo;
➪ Byronismo.
Aqui
no Brasil, com o Romantismo, ocorreu a formalização da literatura brasileira no
cenário mundial. O início oficial ocorreu com a publicação de Suspiros Poéticos
e Saudades, de Gonçalves Magalhães, em 1836. Ao contrário das outras escolas
literárias, as influências dos autores românticos brasileiros vieram da França,
não de Portugal, marcando um antilusitanismo (rejeição da influência de
Portugal).
Gonçalves Magalhães
Além das características e fases
gerais do Romantismo, no Brasil há três pontos de destaque: a criação de uma
identidade nacional e linguística, juntamente com o indianismo. É possível
averiguar três gerações: a indianista, a ultrarromântica e a social.
Para vocês entenderem essas 3
fases do Romantismo, peço para que assistam a videoaula do Professor Noslen (que por sinal
será bem mais animada e detalhada que aquela minha da semana passada...rsrsr).
Essas 3 fases que o professor Noslen irá falar se dão mais precisamente na
poesia, é muito importante que vocês as entendam. Peço para que façam um
registro autônomo simples (tópico, mapa conceitual, mapa mental, resumo etc.)
no seu caderno de anotações de Língua Portuguesa enquanto assistem a videoaula.
Romantismo no Brasil - Poesia (Prof. Noslen)
Uma
vez que a videoaula apresentou a vocês as três gerações românticas,
representadas pela poesia, o Romantismo precisa ser apresentado, também, por
meio de sua prosa. Faremos isso através da leitura de dois fragmentos de texto
em prosa no Caderno do Aluno Vol. 2. Os dois fragmentos de texto são do mesmo autor: José de Alencar. Nos fragmentos de romance que vocês
lerão, uma temática será bem destacada: a figura da mulher.
Importante: Seu principal objetivo de leitura será
identificar o perfil feminino - no que se refere às características físicas,
psicológicas e seu papel social - das mulheres apresentadas nos dois textos que
vocês lerão.
DICA: Antes da leitura dos fragmentos,
aconselho vocês a entrarem no Blog da Sala de Leitura da Nossa querida escola Antonio Berreta e lerem o material que a Professora Márcia Paes 😍 organizou para vocês. Saber um pouco sobre a biografia de José de Alencar, vai
ajuda-los no entendimentos dos textos que leremos. E para quem quiser ir além, no Blog da Sala de Leitura vocês encontrarão também as obras completas que estudaremos aqui: "Senhora" e "Iracema", essas duas obras são sempre muito requisitadas em vestibulares.
MÃOS A OBRA! PEGUEM SEUS CADERNOS DO ALUNO VOL. 2.
Agora vocês devem pegar o Caderno
do Aluno Vol. 2 e abri-lo na p. 110 e ler o TEXTO 1 e o TEXTO 2.
Para facilitar
o entendimento do texto grife as palavras que não souber o significado e
procure em um dicionário o seu significado. Não se preocupe se encontrar
dificuldade em entender o texto, lembrem-se que o texto foi escrito, originalmente, no século XIX.
Agora vocês irão preencher um
formulário com perguntas referente aos textos que vocês leram para que eu possa avaliar a compreensão que tiveram de tudo que estudamos até aqui.
Click aqui para acessar o formulário de questões online
Q-Code de acesso ao formulário
Por essa semana é só, meus amigos! Qualquer dúvida vocês podem me perguntar pelos grupos de WhatsApp, no particular...nas redes sociais. Se preferirem vocês podem perguntar por aqui também, nos comentários.
Hello guys ! Preparados para o 4º e último bimestre de 2020! We are almost there ! Neste roteiro você fará a leitura de um texto em inglês que apresentará vários argumentos sobre jogos. A ideia é que você confronte esses argumentos do texto com os seus próprios. Antes da leitura do texto, faremos a seguinte pergunta para reflexão: Que tipo de jogos de computador ou videogame você gosta? Você acha que eles são bons para você? Por que ou por que não? Agora que você já pensou um pouquinho sobre o assunto e acionou seus conhecimentos de mundo sobre o tema, vamos para a leitura do texto... DICA: Lembrem-se das técnicas de leitura estudadas anteriormente: Leitura em voz baixa, Leitura em voz alta; Antecipação de leitura a partir do título; Identificação de palavras cognatas e palavras de senso comum; Tradução de ideias ou palavras-chave... Video games are good for you! For years video games have been criticised for making people more antisocial, overweigh
“Não basta dar os passos que nos devem levar um dia ao objetivo, cada passo deve ser ele próprio um objetivo em si mesmo, ao mesmo tempo que nos leva para diante”. Johann Goethe Olá queridx alunx! Conseguiu preencher a autoavaliação no site da SED? Como foi a experiência? Conseguiu perceber quais são as suas competências potencializadas e quais estão frágeis e que precisam melhorar? Se quiser pode compartilhar com a gente nos comentários do Blog! No roteiro dessa semana você fará 2 atividades importantes para o seu Plano de Ação. Na primeira delas você iniciará a escrita não apenas dos objetivos , mas de algumas metas para atingi-lo. Na segunda atividade você pensará em hipóteses diante de uma situação inusitada (essa atividade pode ser bem divertida rsrsrs...😜). É isso aí... Chegou o momento! Mas não se sinta pressionadx...aqui você fará apenas uma projeção. O Plano de Ação é construído passo a passo e pode ser alterado sempre que necessário. Convidamos Moana para
Oi amigxs!!! Estamos na 5ª semana do segundo bimestre. Esse roteiro de estudos refere-se a Atividade 6 do Caderno do Aluno “RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS” (p. 156). Matheus Jiupado do 1º C Essa imagem que você acabou de ver, tomamos emprestada do nosso amigo Matheus Jiupado do 1º C... ele a postou na atividade da semana passada... O Matheus postou a ilustração e os seguintes dizeres "Os olhos são as janelas da alma". Parece que ele já sabia qual seria o assunto que trataríamos na semana seguinte. Muito obrigado, Matheus! Vamos começar a nossa aula fazendo a leitura de um belo texto chamado "História de um Olhar". Na verdade, é uma crônica escrita pela jornalista, escritora e documentarista brasileira, Eliane Brum. Espero que goste. HISTÓRIA DE UM OLHAR O mundo é salvo todos os dias por pequenos gestos. Diminutos, invisíveis. O mundo é salvo pelo avesso da importância. Pelo antônimo da evidência. O mundo é salvo por um olhar. Que envolve e afaga. Abarca. Resgat
Comentários
Postar um comentário