PV - AS MARCAS QUE RECEBO E DEIXO (SEMANA 4 / 2º BIM 2020)


Olá queridxs! 👍


A aula dessa semana é referente a Atividade 3 – “Marcas que recebo e deixo” do Caderno do Aluno Vol. 2 (p. 152). Será um desafio para a sua memória e da sua capacidade de síntese do que é realmente importante para você... além, também, de testar a sua capacidade de expressão.

Você está pronto? Vamos nessa!

Antes mesmo de nascer, recebemos e deixamos diversas marcas no mundo. Uma das primeiras, e que nos acompanham por toda a vida, é o nosso nome. Depois do nosso parto, novas marcas começam a chegar: a certidão de nascimento, a vacina BCG (aquela que dói pra caramba e marca o braço direito das pessoas para sempre! 💉😖), as primeiras fotografias... Os anos vão se passando e a coisa continua: os desenhos que fazemos para nossos pais e irmãos, a matrícula na escola e a entrada nas redes sociais!

Somos marcados também por outros tipos de coisas: pelas lembranças de lugares e pessoas importantes para nós (como a casa de uma avó, o primeiro mergulho no mar, a amizade com alguém que se torna especial) ou, ainda, pelos grandes acontecimentos do mundo, como as guerras, o descobrimento de tratamentos de doenças, os desastres naturais etc.

Vamos fazer um teste para ver se tudo isso que foi dito anteriormente é verdade? Então, vamos lá. Você tem até 30 segundos para pensar e responder, em um papel, a cada item abaixo (não precisa apresentar para o professor):

🔽 Duas marcas de produtos que você consome sempre;

🔽Dois esportistas que marcaram a sua vida;

🔽Dois políticos que fizeram história no Brasil;

🔽Dois conteúdos aprendidos na escola que você nunca esqueceu;

E aí, como se saiu?

Os 30 segundos foram suficientes?

Se não foram, é porque as marcas não foram muito profundas!

Por falar na profundidade daquilo que é importante nas nossas vidas, há mesmo uma diferença entre as coisas que marcam a gente: alguns acontecimentos deixam marcas em nossas lembranças, outros, no nosso corpo. Mas têm aquelas coisas que marcam a nossa história, por isso consideramos que são mais profundas.

Novo teste.

Desta vez, mais difícil e de maior responsabilidade. Dessa vez você irá anotar as respostas no seu caderno de vivências, ok? Não esqueça de marcar o título da atividade de hoje no caderno!!!

🔻Quais são os acontecimentos pessoais, familiares, comunitários ou da  sociedade de maneira mais ampla que mais marcaram você? Três minutos para pensar...

Vamos dar mais um passo adiante. Outra pergunta, ainda mais desafiadora:

🔻Que tipo de marcas você tem deixado no mundo?

Pense sobre elas com cuidado. Tente compreender os vários aspectos dessas marcas que você deixa no mundo à sua volta.


HORA DE CRIAR!!!


Depois de tantas perguntas instigantes, chegou a hora do grande desafio: criar, graficamente, uma marca para você. Já fez isso antes? Se não fez, precisa saber que, em geral, as marcas representam negócios ou produtos. Nesse universo, a criação de uma marca envolve uma série de pontos. A nova forma de expressar essas marcas pode ser um momento para desenvolver imaginação criativa.

Alguns deles são:

Pesquisa: antes de qualquer coisa, é preciso refletir sobre os valores, a identidade, personalidade do negócio ou produto;

Conceito: é essencial definir a mensagem, a ideia que se pretende comunicar com aquela marca;

Legibilidade: a marca precisa ser legível, compreendida pelas pessoas;

Uso: é importante que a marca seja facilmente aplicada em suportes (papel, internet etc.) e produtos variados.

Tente fazer com que essa produção seja prazerosa para você! A sua criatividade será o limite...pode ser colagem, arte digital com uso de aplicativos (indico o “Spark Post”, ele é ótimo!), desenho, pintura...

 Após o término da criação da sua logo marca, você deverá entrar no PADLET de Projeto de Vida (link a seguir) e posta lá a sua criação. É importante que, na mesma postagem da sua logo marca, você deixe comentários que nos ajude a entender a sua criação. Essa atividade será avaliada pelos professores de Projeto de Vida, portanto não deixe de conclui-la!

Caso sua produção não seja digital (por exemplo um desenho em folha sulfite), fotografe e anexe no nosso mural do Padlet.

Não esqueça, também, de colocar no PadLet NOME COMPLETO, NÚMERO, SÉRIE E TURMA (a atividade será avaliada!).


Clique AQUI para ter acesso ao PADLET!


A atividade dessa semana é esta!!! Esperamos que gostem e que você possa pensar bastante sobre o que é relevante para você e que marca você quer deixar no mundo na hora que estiver criando o logo que o representará.

Deixe seu comentário aqui no blog dizendo o que você achou desse roteiro!

Abraço a todxs!!!










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INGLÊS - VIDEO GAMES ARE GOOD FOR YOU! (SEMANA 1 / 4º BIM 2020)

PV - TENHO UM SONHO E UM PLANO / ESTOU NO CAMINHO CERTO? (SEMANA 9 / 3º BIM 2020)

PV - RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS (SEMANA 5 / 2º BIM 2020)