LP - A VOZ SILENCIADA (SEMANA 5 / 2º BIM 2020)
Olá, queridxs!
Estamos
na semana 5! Já é mês de julho!!! O segundo bimestre está passando rápido!
A
atividade dessa semana será um tanto tecnológica, mas acredito que você tirará de letra. Nos basearemos na Atividade 3 – “A voz silenciada” do Caderno
do Aluno Vol. 2 (p. 114-118).
Depois
de você ter escrito o artigo de opinião com o tema “Todo relacionamento
envolve algum tipo de interesse?” você continuará com a prática de argumentos
e defesa de posicionamento em relação a um tema polêmico, mas dessa vez através
da criação de um podcast. E a grande novidade é que ele poderá
ser feito em equipe!!! Isso mesmo...poderá ser em duplas ou trios, mas todos deverão
aparecer no áudio do podcast.
Mas
antes, vamos nos preparar para ele?
A
primeira coisa a fazer será ouvir o podcast que eu produzi, ele foi feito baseado
em um artigo escrito com o título “Um olhar sobre o romance Úrsula, de Maria
Firmina dos Reis”. Se você quiser, poderá considerar esse poscast
como modelo para produzir o seu.
OUÇAM O PODCAST CLICANDO AQUI!
Depois
de ter ouvido um pouco sobre Maria Firmino dos Reis, é importante ler a
contextualização seguinte:
A VOZ
SILENCIADA
https://www.nappy.co/ |
Durante
o século XIX, período do Romantismo na Literatura Brasileira, a presença do
negro nas obras literárias produzidas foi muito reduzida. Nos romances de
época, eram muitas vezes silenciados ou representados como submissos e
subjugados, sem voz ou resistência.
Em
1859, uma escritora maranhense, Maria Firmina dos Reis, publicou Úrsula,
considerado o primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil e o primeiro
por uma mulher negra na América Latina. Nesse romance, a protagonista é uma
mocinha branca clássica de romance, mas a autora dá voz às personagens escravizadas
representando-as em toda a sua dimensão humana, com subjetividade e desejos
individuais, quebrando o padrão da escrita dos folhetins da época.
Maria
Firmina dos Reis permaneceu esquecida dos estudos acadêmicos até a década de 70
do século passado, quando sua obra começou a ser resgatada e a devida
importância ao que produziu vir à tona.
Para
conhecer a obra da autora, leia um fragmento do romance Úrsula. No trecho, pela
primeira vez na literatura brasileira, o escravizado tem sua voz respeitada e
denuncia as condições bárbaras dadas aos povos africanos. Essa é uma das muitas
razões da importância histórica do romance.
REIS, Maria Firmina dos. Úrsula. Disponível em: <https://cadernosdomundointeiro.com.br/pdf/Ursula-2aedicao-Cadernos-do-Mundo-Inteiro.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2020.
PEGUE SEU CADERNO DO ALUNO!
Agora sim você está preparado
para ler o capítulo 9 do romance escrito pela autora Maria Firmina dos Reis intitula
“Úrsula” sugerido no Caderno do Aluno Vol. 2 (p. 114 – 116).
Lembrete
Por se
tratar de um romance publicado no século XIX, algumas palavras poderão ser desconhecidas
para você. Grife-as durante a leitura procurando inferir seu significado pelo contexto,
depois consulte um dicionário para verificar as hipóteses que você levantou.
DICA: Caso você
queira ler o capítulo 9 no livro disponível em pdf, só clicar aqui! O Capítulo 9 “Preta
Suzana” começa na p. 84.
Boa Leitura!!!
PARA REFLETIR!!!
As reflexões seguintes estão
no Caderno do Aluno Vol. 2 (p. 116) Responda-as e registre as respostas no próprio
Caderno do Aluno (fazendo anotações no canto da página, anotando em post-its e
colando na página, anexando folha com respostas), mas se você preferir poderá
anotar no seu Caderno de Língua Portuguesa ou Portfólio.
- Uma das características do Romantismo é o apelo aos sentimentos e às emoções, esse recurso é utilizado pela autora? Comente.
- A liberdade é um direito básico do ser humano. Em quais trechos do texto a autora enfatiza essa questão?
- Analise a seguinte afirmação: A personagem Suzana é consciente em relação à sua cultura e seu passado africano. Faça um comentário destacando passagens do texto que permitem confirmá-la.
Leia o trecho a seguir que
inicia o romance Úrsula para responder às próximas questões:
MESQUINHO E HUMILDE LIVRO é
este que vos apresento, leitor. Sei que passará entre o indiferentismo glacial de
uns e o riso mofador de outros, e ainda assim o dou a lume. Não é a vaidade de
adquirir nome que me cega, nem o amor-próprio de autor. Sei que pouco vale este
romance, porque escrito por uma mulher, e mulher brasileira, de educação
acanhada e sem o trato e a conversação dos homens ilustrados, que aconselham,
que discutem e que corrigem [...]
- Qual era condição das mulheres no Brasil do século XIX, especificamente das mulheres negras?
- O que mudou em relação ao tratamento dado às mulheres nos dias de hoje, especificamente às pobres, negras e periféricas?
ELABORANDO PODCASTS (p. 117 adaptado)
✅A cultura dos povos escravizados.
✅A condição feminina nos dias de hoje.
✅O papel da mulher negra na literatura brasileira.
✅A invisibilidade dos artistas LGBTQ+.
✅A escassez de mulheres nos espaços de poder.
✅Maria Firmina dos Reis e a obra de Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo.
Obs:
Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo são importantes escritoras
brasileiras. A literatura produzida por elas traz a voz de mulheres silenciadas
e reprimidas pela sociedade, mas, para além disso, também questionamentos
acerca da identidade fragmentada em tempos modernos. Elas resgatam discussões
já iniciadas por Maria Firmina dos Reis, ampliando de modo singular a maneira
de se compreender a literatura produzida no país. Vale a pena conhecer suas
obras e estudar a relevância delas no contexto histórico-social no qual estão
inseridas.
Algumas dicas para criação de um podcast (P. 117)
Podcast é um
arquivo digital de áudio veiculado pela internet. Normalmente é criado com o propósito
de transmitir informações, mas pode abarcar temáticas variadas como esportes,
literatura, cinema, TV, ciências, games, religião, humor etc.
O podcast é como um
programa de rádio, a diferença está no fato desta mídia digital ser
disponibilizada online, podendo assim ser acessada a qualquer momento. Para a
elaboração, elencamos algumas dicas:
1. Organize o trabalho: Você
pode elaborar o trabalho em grupos. Distribua as funções conforme a habilidade de cada integrante.
2. Pesquise o tema para o
podcast: Lembre-se de fazer uma curadoria das informações e dados levantados. É preciso sempre
pesquisar em fontes confiáveis.
3. Elabore o roteiro: Crie
uma sequência do que vai ser gravado. Isso irá orientar o trabalho e garantir
que o podcast fique objetivo e claro.
4. Ensaie: O
ensaio ajudará a verificar se há problemas no roteiro, a resolver eventuais questões
técnicas e permitir treinar a oralidade, o respeito aos turnos da fala e a
clareza na exposição de ideias.
5. Controle o ambiente de
gravação: A gravação deve ocorrer, se possível, em um espaço sem
maiores distrações ou intervenções sonoras para facilitar o processo de edição.
6. Gravação do áudio: Use um aplicativo específico de gravação de áudio para garantir a qualidade da sua produção. Se for possível utilize headphones, earphones ou headset, pois captam o som com maior eficácia.
OBSERVAÇÃO: O podcast não precisa ser nenhuma super produção. Façam o melhor que puderem dentro das possibilidades de vocês. Vou avaliar o tema, os argumentos e a oralidade. Esse podcast não é muito diferente dos áudios que vocês enviam pelo Whatsapp, a diferença é que ele será melhor elaborado. Não precisa ter mais do que 2 minutos.
IMPORTANTE! O PODCAST QUE VOCÊ PRODUZIR DEVERÁ SER ENCAMINHADO PARA O MEU
EMAIL. ELE VALERÁ NOTA! TODOS
DEVERÃO FAZER: INDIVIDUAL OU EM EQUIPE.
📧 fabiocesarmelo@prof.educacao.sp.gov.br
Caso você tenha ficado curioso para ouvir podcasts profissionais, acesse o "Google Podcast" clicando AQUI e escolha um que tenha um tema que seja do seu interesse.
Acabamos!!!
Espero não ter te cansado demais! 😎
Podem deixar o seu comentário sobre
o que achou do roteiro de estudos e do podcast nos comentários aqui no
blog.
Bons estudos, amigx!
Fique bem!! Fique em casa!!!
Se cuide e cuide de quem
você ama!!!!
Até a próxima!
Sinto muito professor mas não consigo fazer um podcast.
ResponderExcluirPeça ajuda a algum colega da turma! Pode ser trabalho em grupo. Não deixe de fazer!
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