LP - A VOZ SILENCIADA (SEMANA 5 / 2º BIM 2020)


Olá, queridxs!

Estamos na semana 5! Já é mês de julho!!! O segundo bimestre está passando rápido!

A atividade dessa semana será um tanto tecnológica, mas acredito que você tirará de letra. Nos basearemos na Atividade 3 – “A voz silenciada” do Caderno do Aluno Vol. 2 (p. 114-118).

Depois de você ter escrito o artigo de opinião com o tema “Todo relacionamento envolve algum tipo de interesse?” você continuará com a prática de argumentos e defesa de posicionamento em relação a um tema polêmico, mas dessa vez através da criação de um podcast. E a grande novidade é que ele poderá ser feito em equipe!!! Isso mesmo...poderá ser em duplas ou trios, mas todos deverão aparecer no áudio do podcast.

Mas antes, vamos nos preparar para ele?

A primeira coisa a fazer será ouvir o podcast que eu produzi, ele foi feito baseado em um artigo escrito com o título “Um olhar sobre o romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis”. Se você quiser, poderá considerar esse poscast como modelo para produzir o seu.

OUÇAM O PODCAST CLICANDO AQUI!

Depois de ter ouvido um pouco sobre Maria Firmino dos Reis, é importante ler a contextualização seguinte:


A VOZ SILENCIADA

https://www.nappy.co/


Durante o século XIX, período do Romantismo na Literatura Brasileira, a presença do negro nas obras literárias produzidas foi muito reduzida. Nos romances de época, eram muitas vezes silenciados ou representados como submissos e subjugados, sem voz ou resistência.

Em 1859, uma escritora maranhense, Maria Firmina dos Reis, publicou Úrsula, considerado o primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil e o primeiro por uma mulher negra na América Latina. Nesse romance, a protagonista é uma mocinha branca clássica de romance, mas a autora dá voz às personagens escravizadas representando-as em toda a sua dimensão humana, com subjetividade e desejos individuais, quebrando o padrão da escrita dos folhetins da época.

Maria Firmina dos Reis permaneceu esquecida dos estudos acadêmicos até a década de 70 do século passado, quando sua obra começou a ser resgatada e a devida importância ao que produziu vir à tona.

Para conhecer a obra da autora, leia um fragmento do romance Úrsula. No trecho, pela primeira vez na literatura brasileira, o escravizado tem sua voz respeitada e denuncia as condições bárbaras dadas aos povos africanos. Essa é uma das muitas razões da importância histórica do romance.

REIS, Maria Firmina dos. Úrsula. Disponível em: <https://cadernosdomundointeiro.com.br/pdf/Ursula-2aedicao-Cadernos-do-Mundo-Inteiro.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2020.  

 

PEGUE SEU CADERNO DO ALUNO!

Agora sim você está preparado para ler o capítulo 9 do romance escrito pela autora Maria Firmina dos Reis intitula “Úrsula” sugerido no Caderno do Aluno Vol. 2 (p. 114 – 116).

Lembrete

Por se tratar de um romance publicado no século XIX, algumas palavras poderão ser desconhecidas para você. Grife-as durante a leitura procurando inferir seu significado pelo contexto, depois consulte um dicionário para verificar as hipóteses que você levantou.

DICA: Caso você queira ler o capítulo 9 no livro disponível em pdf, só clicar aqui! O Capítulo 9 “Preta Suzana” começa na p. 84.

Boa Leitura!!!

PARA REFLETIR!!!

As reflexões seguintes estão no Caderno do Aluno Vol. 2 (p. 116) Responda-as e registre as respostas no próprio Caderno do Aluno (fazendo anotações no canto da página, anotando em post-its e colando na página, anexando folha com respostas), mas se você preferir poderá anotar no seu Caderno de Língua Portuguesa ou Portfólio.

  • Uma das características do Romantismo é o apelo aos sentimentos e às emoções, esse recurso é utilizado pela autora? Comente.
  • A liberdade é um direito básico do ser humano. Em quais trechos do texto a autora enfatiza essa questão?
  • Analise a seguinte afirmação: A personagem Suzana é consciente em relação à sua cultura e seu passado africano. Faça um comentário destacando passagens do texto que permitem confirmá-la.

Leia o trecho a seguir que inicia o romance Úrsula para responder às próximas questões:

MESQUINHO E HUMILDE LIVRO é este que vos apresento, leitor. Sei que passará entre o indiferentismo glacial de uns e o riso mofador de outros, e ainda assim o dou a lume. Não é a vaidade de adquirir nome que me cega, nem o amor-próprio de autor. Sei que pouco vale este romance, porque escrito por uma mulher, e mulher brasileira, de educação acanhada e sem o trato e a conversação dos homens ilustrados, que aconselham, que discutem e que corrigem [...]

  • Qual era condição das mulheres no Brasil do século XIX, especificamente das mulheres negras?
  • O que mudou em relação ao tratamento dado às mulheres nos dias de hoje, especificamente às pobres, negras e periféricas?

ELABORANDO PODCASTS (p. 117 adaptado)

Agora que você já conheceu um pouco sobre a obra de Maria Firmina dos Reis, que tal ajudar a divulgar outras vozes silenciadas? Nesta etapa, você poderá se juntar em uma equipe de, no máximo, três integrantes. A equipe favorecerá a pesquisa e o debate. Todos os integrantes da equipe deverão ter suas vozes evidentes no áudio do podcast. Faça uma pesquisa sobre artistas e o seu contexto de produção para fazer o seu podcast. Escolha um tema para desenvolver seu trabalho. Sugerimos alguns (vocês poderão propor outros):

✅A cultura dos povos escravizados.

A condição feminina nos dias de hoje.

O papel da mulher negra na literatura brasileira.

A invisibilidade dos artistas LGBTQ+.

A escassez de mulheres nos espaços de poder.

Maria Firmina dos Reis e a obra de Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo.

Depois, é só compartilhar seu trabalho e divulgar para a comunidade. Não esqueça de me marcar @fabiocesamelo 



Obs: Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo são importantes escritoras brasileiras. A literatura produzida por elas traz a voz de mulheres silenciadas e reprimidas pela sociedade, mas, para além disso, também questionamentos acerca da identidade fragmentada em tempos modernos. Elas resgatam discussões já iniciadas por Maria Firmina dos Reis, ampliando de modo singular a maneira de se compreender a literatura produzida no país. Vale a pena conhecer suas obras e estudar a relevância delas no contexto histórico-social no qual estão inseridas.

Algumas dicas para criação de um podcast (P. 117)

Podcast é um arquivo digital de áudio veiculado pela internet. Normalmente é criado com o propósito de transmitir informações, mas pode abarcar temáticas variadas como esportes, literatura, cinema, TV, ciências, games, religião, humor etc.

O podcast é como um programa de rádio, a diferença está no fato desta mídia digital ser disponibilizada online, podendo assim ser acessada a qualquer momento. Para a elaboração, elencamos algumas dicas:

1. Organize o trabalho: Você pode elaborar o trabalho em grupos. Distribua as funções conforme a habilidade de cada integrante.

2. Pesquise o tema para o podcast: Lembre-se de fazer uma curadoria das informações e dados levantados. É preciso sempre pesquisar em fontes confiáveis.

3. Elabore o roteiro: Crie uma sequência do que vai ser gravado. Isso irá orientar o trabalho e garantir que o podcast fique objetivo e claro.

4. Ensaie: O ensaio ajudará a verificar se há problemas no roteiro, a resolver eventuais questões técnicas e permitir treinar a oralidade, o respeito aos turnos da fala e a clareza na exposição de ideias.

5. Controle o ambiente de gravação: A gravação deve ocorrer, se possível, em um espaço sem maiores distrações ou intervenções sonoras para facilitar o processo de edição.

6. Gravação do áudio: Use um aplicativo específico de gravação de áudio para garantir a qualidade da sua produção. Se for possível utilize headphones, earphones ou headset, pois captam o som com maior eficácia.

OBSERVAÇÃO: O podcast não precisa ser nenhuma super produção. Façam o melhor que puderem dentro das possibilidades de vocês. Vou avaliar o tema, os argumentos e a oralidade. Esse podcast não é muito diferente dos áudios que vocês enviam pelo Whatsapp, a diferença é que ele será melhor elaborado. Não precisa ter mais do que 2 minutos. 

IMPORTANTE! O PODCAST QUE VOCÊ PRODUZIR DEVERÁ SER ENCAMINHADO PARA O MEU EMAIL. ELE VALERÁ NOTA! TODOS DEVERÃO FAZER: INDIVIDUAL OU EM EQUIPE.

📧 fabiocesarmelo@prof.educacao.sp.gov.br


Caso você tenha ficado curioso para ouvir podcasts profissionais, acesse o "Google Podcast" clicando AQUI e escolha um que tenha um tema que seja do seu interesse.


Acabamos!!!

Espero não ter te cansado demais! 😎

Podem deixar o seu comentário sobre o que achou do roteiro de estudos e do podcast nos comentários aqui no blog.

Bons estudos, amigx!

Fique bem!! Fique em casa!!!

Se cuide e cuide de quem você ama!!!!

Até a próxima!


Comentários

  1. Sinto muito professor mas não consigo fazer um podcast.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peça ajuda a algum colega da turma! Pode ser trabalho em grupo. Não deixe de fazer!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

INGLÊS - VIDEO GAMES ARE GOOD FOR YOU! (SEMANA 1 / 4º BIM 2020)

PV - TENHO UM SONHO E UM PLANO / ESTOU NO CAMINHO CERTO? (SEMANA 9 / 3º BIM 2020)

PV - RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS (SEMANA 5 / 2º BIM 2020)