LP - ATIVIDADE 4 – LITERATURA E SOCIEDADE PARTE 2 (SEMANA 9 / 3º BIM 2020)

 

Morro da Favela, de Tarsila do Amaral (1924) 

“Para ser um bom observador é preciso ser um bom teórico.” 

Charles Darwin 


Olá queridx alunx! 

E ai... Conseguiu deixar tudo em dia no roteiro de estudos da semana passada? Espero que sim! 

Nesse roteiro daremos continuidade aos estudos referente a ATIVIDADE 4 – LITERATURA E SOCIEDADE. Você já estudou sobre o Realismo, agora finalizaremos o tema com os estudos referentes ao Naturalismo. 

Você já deve ter tido uma prévia da aula dessa semana no roteiro da semana 7 de Geografia, quando a professora Márcia falou com você sobre o Tema 4: "A segregação socioespacial”. Então, acho que você não terá dificuldades para entender o Naturalismo. 

Para as atividades a seguir, será necessário que você, apenas, faça anotações no seu Caderno de Língua Portuguesa ou portfólio. Ok?

Então...comecemos!!! 

Bons estudos! 


REALISMO X NATURALISMO

Uma corrente literária que dialoga com os valores do Realismo é o Naturalismo. Dizem até que o Naturalismo é um Realismo exagerado...eu gosto dessa definição. Assim como o primeiro (Realismo), essa vertente busca enfocar a realidade de modo objetivo. Entretanto, é notável que, nas narrativas naturalistas, há uma representação das camadas mais pobres da sociedade – os romances O mulato (que, inclusive, inaugura o Naturalismo no Brasil) e O cortiço, de Aluísio Azevedo, por exemplo, retratam uma população ainda escrava ou remanescente da escravidão. Além disso, no Naturalismo, havia a presença mais clara da influência das teorias científicas do século XIX.

 

NATURALISMO

Aluísio de Azevedo

Como eu ja tinha antecipado lá no comecinho do roteiro, para falar sobre o Naturalismo, eu gravei um vídeo em colaboração com a Professora Márcia Chinaglia Zaboto...a dona de Geografia! Rsrs...

É obrigatório você assistir esse vídeo! Assimile, anote em seu caderno de Língua Portuguesa ou portfólio. O vídeo falará sobre Aluísio de Azevedo, o livro O Cortiço e o estilo de época Naturalismo.



*Eu já aparei a barba e o cabelo, podem ficar tranquilos! 👨

🧐 Caso tenha ficado curiosx para saber um pouco mais de detalhes do romance O Cortiço, pedirei para que leia o resumo a seguir:


RESUMO DO LIVRO “O CORTIÇO” DE ALUÍSIO DE AZEVEDO

 

O romance segue claramente duas linhas mestras em seu enredo, cada uma delas girando em torno de um imigrante português. De um lado temos João Romão, o dono do cortiço, do outro Jerônimo, trabalhador braçal que se emprega como gerente da pedreira que pertence ao primeiro.

João Romão enriquece às custas de sua obsessão pelo trabalho de comerciante, mas também por intermédio de meios ilícitos, como os roubos que pratica em sua venda e a exploração da amante Bertoleza, a quem engana com uma falsa carta de alforria. Ele se torna proprietário de um conjunto de cômodos de aluguel e da pedreira que ficava ao fundo do terreno. Aumenta sua renda e passa a se dedicar a negócios mais vultosos, como aplicações financeiras. Aos poucos, refina-se e abandona a amante.

Miranda, comerciante de tecidos e, também português, muda-se para o sobrado que fica ao lado do cortiço. No início disputa espaço com o vizinho, mas, aos poucos, os dois percebem interesses comuns. Miranda tem acesso à alta sociedade, posição que começa a ser almejada por João Romão, este, por sua vez, tem fortuna, cobiçada pelo comerciante de tecidos que vive às custas do dinheiro da esposa. Logo, uma aliança se estabelece entre eles. Para consolidá-la, planeja-se o casamento entre João Romão e a filha de Miranda, Zulmira. João se livra de Bertoleza, devolvendo-a aos seus antigos donos.

Jerônimo assume a condição de gerente da pedreira de João Romão e passa a viver no cortiço com a esposa Piedade. Sua honestidade, força e nobreza de caráter logo chamam a atenção de todos. No entanto, seduzido pela envolvente Rita Baiana, assassina o namorado desta, Firmo. Jerônimo abandona a esposa e vai viver com Rita. Entra então em um acelerado processo de decadência física e moral, assim como sua esposa, que termina alcoólatra.

A decadência atinge também outros moradores do cortiço. É o caso de Pombinha, moça culta que aguardava a primeira menstruação para se casar. Seduzida pela prostituta Léonie, abandona o marido e vai viver com a amante, prostituindo-se também.


PARA SABER MAIS AINDA...

Eu aconselho você a entrar no blog da sala de leitura do Berreta e baixar o livro “O Cortiço” para ler, a Professora Márcia Paes disponibilizou o livro para você fazer download. Só clicar aqui para ter acesso!!!

Acho bacana também vocês assistirem uma análise do livro. Sinta-se a vontade para assistir ou não. Caso queira, só clicar aqui!


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO NATURALISMO BRASILEIRO

(Importante anotar no seu caderno ou portfólio!)

 👉Ênfase no lado mais animalesco do homem: a fome, o instinto, a parte “não civilizada”, a sexualidade etc., bem como a zoomorfização de personagens;

👉Determinismo: o indivíduo não é mais sujeito, mas um figurante da história, resultado das influências do meio;

👉Cientificismo: o homem é entendido como produto das leis naturais;

👉Patologias sociais: as obras naturalistas enfatizam esses temas, trazendo à tona tópicos como as taras sexuais, os vícios, as doenças, o incesto, o adultério;

👉Objetividade e impessoalidade narrativas;

👉Preferência por temas cotidianos, frequentemente priorizando as relações e vivências das classes “inferiores”;

👉Predominância da forma descritiva;

👉Obras comumente engajadas, denúncias de aspectos socialmente retrógrados, da miséria e do sistema de desigualdades que fundamentava o capitalismo que surgia.


“...paraíso de vermes; brejo de lodo quente e fumegante, donde brota a vida brutalmente, como de uma podridão”. (Aluísio de Azevedo, O Cortiço)

DICA: Para terminar bem, tem um Livro Trailer (vídeo de animação bem interessante) sobre o romance O Cortiço. Ele resume bem a obra. Recomendo! Essa versão em HQ, tem lá na sala de leitura da escola Berreta...quando voltarmos com as aulas presenciais, você poderá emprestá-lo para ler.



CONCLUINDO

O Naturalismo é um movimento artístico e literário conhecido por ser a radicalização do realismo, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade.

Então é isso ai, pessoal!

Espero que você tenha entendido esses dois estilos de época do final do século XIX. A literatura reflete a sociedade!

Assim terminamos esse 3º bimestre: repleto de literatura!!! Logo logo, dia 19 de outubro, começa o 4º e último bimestre de 2020. Portanto, parabéns até aqui! Eu, quando olho para trás, penso no tanto de coisas que aprendi com essa modalidade de aula a distância. Mesmo sabendo que nada substitui o olhar cúmplice que temos dentro da sala de aula. Espero que você também tenha aprendido coisas tão legais e importantes, como as que eu tive a oportunidade de aprender. Com inteligência e sensibilidade podemos transformar essa experiência (que já somam 7 meses) de isolamento em algo bom e produtivo. O mundo mudou...certamente algo em mim e em você também.

Fiquem bem!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INGLÊS - VIDEO GAMES ARE GOOD FOR YOU! (SEMANA 1 / 4º BIM 2020)

PV - TENHO UM SONHO E UM PLANO / ESTOU NO CAMINHO CERTO? (SEMANA 9 / 3º BIM 2020)

PV - RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS (SEMANA 5 / 2º BIM 2020)