LP - ATIVIDADE 3 - A EXPRESSIVIDADE NA LEITURA - PARTE 2 (SEMANA 6 / 3º BIM 2020)



E aí, o que estão achando da experiencia de escrever um poema? Parece difícil, mas não é.  Só deixar fluir os seus sentimentos diante do tema atual que o sensibiliza e escolher as palavras que irão materializá-los.  

E tem também o slam... proposto no roteiro da semana passada!!! Quanta coisa né? Lembre-se que o slam é opcional, porém, pode ajudar muito!

Este roteiro refere-se ainda sobre a Atividade 3: A Expressividade na Leitura... será a atividade de encerramento desse tema. Entenda-o como um termômetro para você ter uma ideia se conseguiu entender o suficiente sobre o Parnasianismo e o Simbolismo.  

Começaremos por análises simples de algumas imagens que ajudarão a reforçar alguns aspectos comuns desses estilos de época difundidos na arte do final do século XIX. Como já foi dito antes, esses estilos de época que você estudou não são particulares da Literatura, eles se dão em todas as formas de manifestação artística do contexto que estamos nos referindo. É certo que alguns estilos se consagram principalmente em uma linguagem artística, mas isso não quer dizer que há uma exclusividade. Ok?


LEITURA DE IMAGENS

COM CARACTERÍSTICAS DO PARNASIANISMO

Observe duas pinturas exemplares do academicismo francês oitocentista e veja como as suas características se assemelham às da poesia parnasiana.


📌 Arte pela Arte: O tema de Pigmalião é significativo: o artista apaixonado pela sua própria arte. O tema da segunda tela é a própria Arte.


No Brasil, os artistas não se ativeram aos temas convencionais da pintura acadêmica europeia. Cenas históricas, a paisagem brasileira, as pessoas simples, do campo e da cidade, e o indígena são motivos frequentes de artistas como Almeida Junior, Victor Meirelles e Pedro Américo



LEITURA DE IMAGENS

COM CARACTERÍSTICAS DO SIMBOLISMO


Na pintura, o Simbolismo desenvolveu-se em estreita relação com a poesia simbolista francesa. Utilizando técnicas e estilos diferentes, artistas como Odilon Redon, Puvis de Chavannes, Gustave Moreau, Paul Gauguin e o suíço Arnold Böcklin aproximam-se pela recusa as propostas realista e naturalista.

📌 Segundo Arnold Böcklin, “essa é uma pintura para fazer sonhar”. Ela deve parecer tão silenciosa que nos assustamos se alguém bater na porta

📌 Significados vagos e imprecisos. O título atual da pintura (Ilha do Sonho) foi dado por um negociante de arte. O pintor chamava-a de “Lugar da Tranquilidade” ou de “Ilha do Silêncio”

📌A exatidão realista da representação opõe-se ao cenário fantasioso e inverossímil.

📌Insólito jardim de ciprestes, cercado de rochedos, em que foram escavadas as moradias.

📌A pintura sugere os temas da despedida, da solidão e da morte.


PARA SABER MAIS...





Espero que a leitura de imagens tenha colaborado para o entendimento sobre esses dois estilos época marcantes do final do século XIX. 

Agora você irá responder um formulário com 5 questões de vestibular sobre Parnasianismo e Simbolismo. Para acessar o formulário on-line, só clicar aqui!

Acabou!

Espero ter ajudado.

Fiquem bem.

Até a próxima!                


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