LP – 1ª SÉRIE - CORREÇÃO DA AULA 01 E 02 – SA1 – MOMENTO 1 (SEMANA 01 / 2º BIM 2021)

 


“Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar.” 

MACHADO DE ASSIS 

 

Olá, estudantes da 1ª série! 


Guerreiros da pandemia! 

 

Tudo bem com vocês? Espero que sim!!! 


Chegamos ao 2º bimestre de 2021!!! Encerramos o primeiro ciclo acadêmico...vamos dar início a um novo... e em grande estilo! Pois repito o que já disse no roteiro da semana anterior: nosso objetivo maior é aprender! 

Começaremos fazendo mais uma revisão...assim como fizemos no roteiro anterior da entrevista, faremos com o gênero textual “notícia”... Só ficar atento e anotar alguma coisa que tenha achado importante. Lembrando que o gênero textual notícia é bastante simples: 










Agora que já revisamos vamos fazer a correção das atividades do roteiro da semana passada. Com essa correção deixaremos tudo em ordem para finalmente nos aventurarmos por novas trilhas.

Vamos corrigir, então?

 

CORREÇÃO







Encerramos a correção das atividades! Agora vamos dar início a nossa nova jornada no ciclo do 2º bimestre.

O material que usaremos no 2º bimestre não será mais o Aprender Sempre, (vocês o guardarão para as aulas de nivelamento), mas sim o Currículo em Ação Vol. 1...aquele Caderno grande que vocês receberam da escola. Quem não tem ainda precisa agilizar a retirada dele na escola, como agendamento (hora marcada!).

O primeiro assunto será a “intertextualidade” que nada mais é do que o diálogo entre 2 ou mais textos diferentes! Um fazendo referência ao outro, essa referência as vezes é mais obvia (explícita) e outras vezes não (implícita).

 

Primeiro passo: Leia o texto introdutório da página 39.



Agora daremos início a Situação de Aprendizagem 1.

 

MOMENTO 1 – DIÁLOGOS POSSÍVEIS

 

Leia o texto I e o texto II das páginas 39 a 41.

 

ATENÇÃO: Esse primeiro momento da SA1 é bem interessante, porque traz para nós a adolescência em dois contextos históricos distintos, “Uns Braços”, de Machado de Assis (1870) e o texto 2 “Seus Braços” de Rafael Rhofe (Atualidade).



Talvez vocês sintam um pouco de dificuldade com o texto 1, que é maravilhoso, mas a linguagem é um pouco complicada, pois refere-se a um tempo muito distante do nosso, mas é um obstáculo que vale a pena ser vencido, pois a história vale o esforço, ele trata de uma paixão adolescente de 15 anos por uma mulher mais velha, além de trazer discussões sobre as regras morais estabelecidas pela sociedade.

Para instigá-los a ler o conto todo, “Uns Braços” do Machado de Assis, deixarei aqui um trailer do filme (o filme completo está disponível na Amazon Prime Vídeo) e, também, o audiolivro do Youtube, para vocês ouvirem quando tiverem um tempinho.

 


Vamos encerrar o roteiro desta semana por aqui, com a leitura dos dois textos. Durante a semana, tente relacionar os dois textos pensando em como eles são semelhantes e ao mesmo tempo distintos. Considere para isso o momento em que foram escritos.


SE QUISEREM...DIGAM AI NOS COMENTÁRIOS O QUE ACHARAM DESSE ROTEIRO, O QUE PRECISA MELHORAR!

 

Até a próxima, estudantes!

Espero que tenham gostado dos textos. Machado de Assis é gênio!

Continuem se cuidando.

Tchau.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INGLÊS - VIDEO GAMES ARE GOOD FOR YOU! (SEMANA 1 / 4º BIM 2020)

PV - TENHO UM SONHO E UM PLANO / ESTOU NO CAMINHO CERTO? (SEMANA 9 / 3º BIM 2020)

PV - RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS (SEMANA 5 / 2º BIM 2020)