LP - DE OLHO NO TEXTO (SEMANA 8 / 1º BIM 2021)

 


Olá,  estudantes!!!

Firmes e fortes?

Espero que sim!


A aula desta semana refere-se a AULA 6 – DE OLHO NO TEXTO (p. 37) da Sequência de Atividades 3 do Caderno do Aluno Aprender Sempre Vol. 1. Estejam com o material em mãos!!!


Começo perguntando: Vocês tiveram muita dificuldade para resolver as atividades do roteiro anterior? Ficou muito pesado? Responda aqui no blog mesmo...no finalzinho desta página tem um espaço reservado para isso em “digite seu comentário”.


A 1ª tarefa desta semana será corrigir as atividades da semana anterior. É muito importante que você faça a correção muito atentamente e pergunte sempre que houver dúvidas. O meu WhatsApp para esclarecimento de dúvidas é o mesmo que está lá no grupo de alunos da 1ª série.


1ª TAREFA: CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO ROTEIRO ANTERIOR

 

A primeira coisa que tínhamos que fazer era ler um texto do gênero textual “notícia” que apresentava um acontecimento importante na vida da Malala, uma garota refugiada no Reino Unido após ter sofrido um atentado organizado pelo Talibã, no Paquistão.

Após a leitura foi pedido para que vocês identificassem as informações essenciais da notícia expostas logo no início do texto. Segue as informações:


  • o quê? Comemoração nas redes sociais da formatura na Universidade de Oxford
  • quem? Malala Yousafzai
  • quando? 19 de junho de 2020
  • onde? Oxford, no Reino Unido
  • por quê? Está se formando em filosofia, política e economia
  • como? Postou fotos da comemoração com direito a bolo e banho de tinta e papel picado.


IMPORTANTE: As informações do lide estão espalhadas entre os 3 primeiros parágrafos da notícia. Isso é interessante analisar para deixar bem claro que não é sempre que as informações essenciais estejam acumuladas unicamente no primeiro parágrafo do texto jornalístico. Isso pode acontecer de diferentes formas.

 

Após termos feito a leitura da notícia e ter feito essa localização das informações do lide, fizemos uma análise do texto. Vamos para a correção desta análise:


 

CORREÇÃO DA AULA 5 – Explorando o Gênero Textual Jornalístico: Notícia


1. a. RESPOSTA: Se trata do "Joca Jornal", um jornal voltado para o público infanto-juvenil e jovem. (Essa informação você encontra na fonte do texto)


1. b. RESPOSTA: Essa notícia se refere ao contexto de um pais com uma cultura de predominância extremista, em que dificulta o acesso dos jovens (especialmente as mulheres jovens) a educação e a conclusão dos seus estudos.


1. c. RESPOSTA: Esta é uma notícia estruturada, possui uma manchete para chamar a atenção dos seus interlocutores. Possui um lide bem claro que ajuda esses interlocutores a identificar as informações essenciais do fato para poder compreendê-lo.


1. d. RESPOSTA PESSOAL: O texto tem uma linguagem clara e objetiva, justamente para não criar dificuldades para que o interlocutor acesse as suas informações sem dificuldades.


2. RESPOSTA: a.2; b.4; c.1; d. 3; e. 5


Terminamos a correção das atividades. Agora vamos para as atividades desta semana.

Na semana passada (e nas atividades que acabamos de corrigir) falamos sobre o gênero textual notícia, agora falaremos sobre o gênero textual entrevista!!!

Antes de falarmos sobre os aspectos comuns desse gênero textual, vamos fazer a leitura de uma entrevista. Este será o último texto desta sequência de atividades. 

Assim como nos demais textos, neste, apresentaremos uma mulher que ultrapassou barreiras e marcou sua presença aqui na Terra. Na entrevista conheceremos uma jovem brasileira que participou de uma missão simulada que aconteceu em dezembro no Havaí.

É ultra-mega importante vocês atentarem para a existência de um entrevistador e também vocês refletirem sobre a importância desse entrevistador na condução da entrevista. Este gênero textual possui elementos que vocês não viram na notícia; reparem na organização interna da estrutura da entrevista, que é publicada em forma de perguntas e respostas; o tema central que deve orientar a sequência de perguntas e respostas; a necessidade de se fazer uma abertura

e um encerramento da entrevista; o papel do entrevistador de introduzir o assunto, reorganizar e mediar a entrevista, questionar o entrevistado; a importância de se organizar um roteiro prévio; a progressão das perguntas, ressaltando que estão em sequência lógica.


Agora, vamos a percepção prática!

 

ATIVIDADE 2 – LER A ENTREVISTA



TEREFA 3: RESPONDA AS QUESTÕES DE ANÁLISE DA ENTREVISTA

OBS: As respostas das perguntas podem ser escritas diretamente no Caderno do Aluno Aprender sempre ou no seu Caderno de Anotações / Portfólio.



FINALIZANDO COM UMA DICA CINEMATOGRÁFICA!

Por fim deixo a dica de um filme que dialoga diretamente com a história da garota entrevistada no texto que vocês estudaram na aula dessa semana. O filme se chama “Estrelas Além do Tempo”.

Se você ainda não viu, vale muito a pena assistir, pois é um filme excelente e que nos faz pensar sobre muitas questões que precisam ser debatidas e desconstruídas na nossa sociedade. O longa narra a história de três mulheres que lidam com o preconceito para ascender na NASA. O mais interessante é que a história se aproxima, quanto ao lugar da mulher na corrida espacial, do texto estudado, vale a pena conferir!!


 

Terminamos aqui, pessoal!

Espero que tenham entendido, mas se tiver dúvidas, só me procurar.

Fiquem bem. Se cuidem.

Até a próxima.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INGLÊS - VIDEO GAMES ARE GOOD FOR YOU! (SEMANA 1 / 4º BIM 2020)

PV - TENHO UM SONHO E UM PLANO / ESTOU NO CAMINHO CERTO? (SEMANA 9 / 3º BIM 2020)

PV - RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS (SEMANA 5 / 2º BIM 2020)