LP - 2ª SÉRIE - AULA 04 - DISTRAÇÃO OU ENVOLVIMENTO? (SEMANA 10 / 1º BIM 2021)
Sempre
é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer
nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras
etapas que precisamos viver.
Glória Hurtado
Olá, galera!
Tudo certo por aí? Última semana de aula
do 1º bimestre! Fiquem ligados!!! 😉
Vamos desenvolver, neste roteiro, as
atividades da Sequência de Atividades 4 - Aula 4 do Caderno do Aluno Aprender Sempre (p. 49 – 50). O
assunto sobre “a diversidade de gêneros textuais” já foi abordado pelos
professores do CMSP na semana anterior. Quem acompanhou, não terá grandes
complicações com este roteiro.
Para começarmos nossa sequência de
atividades, vou lhes fazer uma pergunta que eu acho que vocês tirarão de letra
para responder... Segue a pergunta:
PREGUNTA: O que é gênero textual?
Fácil né? Falamos muito sobre isso desde
sempre!!! Mas insistimos que é fundamental que vocês consigam responder essa
pergunta sem titubear... Mas vamos lá para a resposta:
RESPOSTA: Gênero textual pode
ser definido como o conjunto de características comuns de um texto.
E quais características poderiam ser
essas...eu respondo a vocês: Formato, assunto, estilo, contexto.
O conceito de gênero está ligado a coisas
do cotidiano, para cada situação usamos um gênero diferente, carta, e-mail,
propaganda, receita, conto de fadas, conversas telefônicas. Para cada intenção
comunicativa, eu usarei um gênero textual que me ajudará melhor a ter sucesso comunicativo.
Para isso eu precisarei pensar no seguinte...
- O que eu vou escrever?
- Para quem eu vou escrever?
- Sobre o que eu vou escrever? (para
eu adequar o texto e a linguagem)
Serão esses critérios que me ajudarão a
escolher o gênero textual que precisarei escrever para comunicar uma ideia.
EXEMPLO: Se eu
quiser contar uma história para um amigo ou parente distante que tenha mais ou
menos a mesma idade que eu... poderei usar alguns gêneros textuais que atenderão
bem essa minha intenção comunicativa com a carta, o e-mail ou mesmo uma
mensagem de WhatsApp com um texto descritivo.
Entenderam até aqui?
Agora, peço para que vocês assistam ao vídeo
“Você conhece os gêneros textuais” do Canal Descomplica. Espero que, com ele,
vocês comecem a pensar sobre a grande diversidade de gêneros textuais que
circulam no nosso dia a dia de modo e veículos diferentes. Cada gênero textual
tem a sua particularidade e intenção comunicacional. Vejam o vídeo e voltamos a
conversar.
Agora...só mais um assunto para
conversarmos antes de vocês partirem para as atividades do Caderno do Aluno
Aprender Sempre.
Você sabe o que é sentido denotativo e
sentido conotativo?
Para explicar esses dois conceitos,
apresentarei novamente um Mapa Mental do Canal Descomplica...isso aí
mesmo...adoro esse canal!!!
Vejam o vídeo e façam as anotações que
acharem importante... Vocês usarão esse entendimento para preencherem o quadro da página 50 do seu Caderno do Aluno Aprender Sempre.
Espero
que esse assunto Denotação e Conotação não estejam mais confundindo a cabecinha
de vocês!!! 😬
Feito esses esclarecimentos acho que vocês
já estão prontos para responder as atividades do Caderno do Aluno...vamos para
elas, agora?
Quem tiver o caderno, pegue ele aí...e
abra na página 49.
ATIVIDADES
Então é
isso ai pessoal!
Espero que vocês tenham entendido tudo direitinho.
É importante que, deste roteiro, vocês saibam dizer o que é um gênero textual,
saber dizer quais critérios são determinantes para escolhermos o gênero textual
mais adequado para uma situação comunicativa e também a diferenciar a linguagem
de sentido denotativo e conotativo.
Até a próxima, galera!
Não desistam de estudar! Aprender faz toda
a diferença!
Que tenhamos um 2º bimestre excelente!!! 😘
Tchau.
Comentários
Postar um comentário