LP - 2ª SÉRIE - AULA 04 - DISTRAÇÃO OU ENVOLVIMENTO? (SEMANA 10 / 1º BIM 2021)

 


Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.

Glória Hurtado


Olá, galera!

 

Tudo certo por aí? Última semana de aula do 1º bimestre! Fiquem ligados!!! 😉


Vamos desenvolver, neste roteiro, as atividades da Sequência de Atividades 4 - Aula 4 do Caderno do Aluno Aprender Sempre (p. 49 – 50). O assunto sobre “a diversidade de gêneros textuais” já foi abordado pelos professores do CMSP na semana anterior. Quem acompanhou, não terá grandes complicações com este roteiro.

Para começarmos nossa sequência de atividades, vou lhes fazer uma pergunta que eu acho que vocês tirarão de letra para responder... Segue a pergunta:

 

PREGUNTA: O que é gênero textual?

 

Fácil né? Falamos muito sobre isso desde sempre!!! Mas insistimos que é fundamental que vocês consigam responder essa pergunta sem titubear... Mas vamos lá para a resposta:

 

RESPOSTA: Gênero textual pode ser definido como o conjunto de características comuns de um texto.

 

E quais características poderiam ser essas...eu respondo a vocês: Formato, assunto, estilo, contexto.

O conceito de gênero está ligado a coisas do cotidiano, para cada situação usamos um gênero diferente, carta, e-mail, propaganda, receita, conto de fadas, conversas telefônicas. Para cada intenção comunicativa, eu usarei um gênero textual que me ajudará melhor a ter sucesso comunicativo. Para isso eu precisarei pensar no seguinte...

 

  • O que eu vou escrever?
  • Para quem eu vou escrever?
  • Sobre o que eu vou escrever? (para eu adequar o texto e a linguagem)

 

Serão esses critérios que me ajudarão a escolher o gênero textual que precisarei escrever para comunicar uma ideia.

 

EXEMPLO: Se eu quiser contar uma história para um amigo ou parente distante que tenha mais ou menos a mesma idade que eu... poderei usar alguns gêneros textuais que atenderão bem essa minha intenção comunicativa com a carta, o e-mail ou mesmo uma mensagem de WhatsApp com um texto descritivo.

 

Entenderam até aqui?

 

Agora, peço para que vocês assistam ao vídeo “Você conhece os gêneros textuais” do Canal Descomplica. Espero que, com ele, vocês comecem a pensar sobre a grande diversidade de gêneros textuais que circulam no nosso dia a dia de modo e veículos diferentes. Cada gênero textual tem a sua particularidade e intenção comunicacional. Vejam o vídeo e voltamos a conversar.



E ai, gostaram! Se quiserem, façam o download do mapa mental que contêm todos esses gêneros textuais que o vídeo apresentou. Só CLICAR AQUI!

 

Agora...só mais um assunto para conversarmos antes de vocês partirem para as atividades do Caderno do Aluno Aprender Sempre.

Você sabe o que é sentido denotativo e sentido conotativo?

Para explicar esses dois conceitos, apresentarei novamente um Mapa Mental do Canal Descomplica...isso aí mesmo...adoro esse canal!!!


Vejam o vídeo e façam as anotações que acharem importante... Vocês usarão esse entendimento para preencherem o quadro da página 50 do seu Caderno do Aluno Aprender Sempre.



Espero que esse assunto Denotação e Conotação não estejam mais confundindo a cabecinha de vocês!!! 😬

 

Feito esses esclarecimentos acho que vocês já estão prontos para responder as atividades do Caderno do Aluno...vamos para elas, agora?

Quem tiver o caderno, pegue ele aí...e abra na página 49.

 

ATIVIDADES 






Então é isso ai pessoal!

Espero que vocês tenham entendido tudo direitinho. É importante que, deste roteiro, vocês saibam dizer o que é um gênero textual, saber dizer quais critérios são determinantes para escolhermos o gênero textual mais adequado para uma situação comunicativa e também a diferenciar a linguagem de sentido denotativo e conotativo.


Até a próxima, galera!


Não desistam de estudar! Aprender faz toda a diferença!


Que tenhamos um 2º bimestre excelente!!! 😘


Tchau.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INGLÊS - VIDEO GAMES ARE GOOD FOR YOU! (SEMANA 1 / 4º BIM 2020)

PV - TENHO UM SONHO E UM PLANO / ESTOU NO CAMINHO CERTO? (SEMANA 9 / 3º BIM 2020)

PV - RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS (SEMANA 5 / 2º BIM 2020)