CULMINÂNCIA ELETIVA "NÓS" (DEZ / 2020)
Indagações como “Quem somos?” e “Quem
queremos ser?” serão premissas constantes nesse processo.
Foi assim...
SÓ QUE DE REPENTE...
😱😱😱
Todo nosso plano inicial mudou...tivemos
que nos reinventar!
Chegou à ameaça do Coronavírus...
Então focamos principalmente nas
competências socioemocionais para que os estudantes conseguissem seguir firmes
e fortes... mesmo sem poder sair ou sequer encontrar os amigos da escola.
Foi aí que criamos o projeto Ação em Nós...
ATIVIDADE CONSTANTE: Todos
meditaram sempre que possível! Fizemos isso algumas vezes juntos, durante as
aulas presenciais e depois, durante o distanciamento social e aulas remotas.
Algumas vezes a meditação foi guiada por videoconferência e, na maioria das
vezes, feita pelo próprio aluno, em sua casa... individualmente.
1ª ATIVIDADE:
A 1ª atividade foi um game de desafio.
Começando por um de nós professores que criou um post no “Insta” dizendo como
estava se sentindo com o distanciamento social e desafiando um estudante que
teria que fazer o mesmo. Este estudante desafiado, desafiava outro e assim por
diante...durante toda a semana.
Os alunos que não foram desafiados,
participaram através da interação com os posts dos colegas.
Com a 1ª atividade já sabíamos como
estávamos nos sentindo...então, na 2ª atividade, achamos que era hora de nomear
essas emoções! Pedimos aos estudantes que dessem nome aos seus sentimentos para
que pudessem ser compreendidos e regulados. Depois disso, eles tiveram que
criar, novamente, um post no “Insta” dando dicas de como desenvolver as
competências socioemocionais e poderem seguir adiante um pouco mais seguros.
3ª ATIVIDADE:
Na 3ª atividade, propusemos um
cinedebate!!! Pedimos para que os estudantes assistissem ao filme “Tudo e Todas
as Coisas”...que trata de uma situação que dialoga com o nosso isolamento de
2020... Depois disso marcamos um dia para uma reunião em videoconferência para
falarmos sobre alguns aspectos do filme. Por último, os alunos foram desafiados
a criarem um post com comentários de cenas que gostaram, se fariam igual ou
diferente, se eles se identificaram com as personagens do filme em algum
momento... Eles poderiam fazer qualquer coisa desde que se sentissem à vontade
fazendo.
4ª ATIVIDADE:
Na 4ª atividade pensamos em uma produção
textual narrativa em agrupamentos produtivos. Os estudantes tiveram que
escrever uma narrativa em grupo onde os protagonistas fossem eles mesmos. Cada
grupo ficou responsável por uma de 5 competências socioemocionais e criar uma
situação em que o desenvolvimento desta competência fosse chave para a solução
de um problema dentro da trama da narrativa que produziram. Orientamos para que,
no grupo, as habilidades particulares fossem respeitadas e as tarefas de cada
integrante do grupo fossem distribuídas de acordo com elas.
5ª ATIVIDADE:
Na 5ª atividade foi a vez de transformar a
narrativa que escrevam em agrupamentos produtivos em um podcast. Os estudantes
fizeram algumas adaptações necessárias e converteram o texto em áudio para que,
nós professores, fizéssemos a edição e publicação dos áudios em plataformas de
streaming...Não deixem de ouvir! Os links estão disponíveis a seguir. Vocês vão
se surpreender!
PODCAST RESILIÊNCIA Clique aqui para ouvir
PODCAST ENGAJAMENTO Clique aqui para ouvir
PODCAST AUTOGESTÃO Clique aqui para ouvir
PODCAST AMABILIDADE Clique aqui para ouvir
PODCAST ABERTURA AO NOVO Clique aqui para ouvir
6ª ATIVIDADE:
A 6ª atividade foi a última! Foi chegada a
hora de refletirmos sobre autoimagem e autoestima, então pedimos para que os estudantes
fizessem uma intervenção em fotografia com a sua própria imagem. Poderiam fazer
da forma que quisessem...ficaram livres para mostrar o que tinham de melhor e
que os tornavam únicos e maravilhosos.
E foi assim que NÓS chegamos até aqui!
Se
gostou, deixe um recadinho para nós lá nos comentários do blog.
Obrigado.
Amei!!! Foi uma parceria incrível!
ResponderExcluirEu também adorei, Pamela! Foi uma parceria e tanto! Espero poder tê-la como parceira outras vezes!!!
ResponderExcluir