PV - PARA ONDE EU VOU? INDICADORES DE RESULTADO (SEMANA 4 / 4º BIM 2020)
Quanto
faças, supremamente faze.
Mais vale, se a memória é quanto
temos,
Lembrar muito que pouco.
E se o muito no pouco te é
possível,
Mais ampla liberdade de lembrança
Te tornará teu dono.
27/02/1932
(Ricardo Reis)
Olá!
Esta semana estudaremos a SA 3 - PARA
ONDE EU VOU? INDICADORES DE RESULTADO, mas de forma adaptada, diferente da que
você encontrará no Caderno do Aluno de Projeto de Vida Vol. 4.
Esperamos que dessa forma seja
mais produtivo e interessante.
Começaremos pela audição de uma
música. A música se chama “The Only Exception” do grupo Paramore. Nesse
primeiro momento apenas assista ao videoclipe, ouça e curta a música. A letra
da música e as reflexões faremos depois.
OBS:
Os registros você poderá fazer no seu Caderno de Vivência ou portfólio.
Agora que você já ouviu a música,
vamos entender a letra.
“A Única
Exceção” (tradução)
(Paramore)
Quando eu era jovem
Eu vi meu pai chorar
E amaldiçoar o vento
Ele partiu seu próprio coração
E eu assisti
Enquanto ele tentava consertá-lo
E a minha mãe jurou que
Ela nunca mais se deixaria esquecer
E foi nesse dia que eu prometi
Que eu nunca cantaria sobre amor
Se ele não existisse
Mas querido
Você é a única exceção
Você é a única exceção
Você é a única exceção
Você é a única exceção
Talvez eu saiba, em algum lugar
No fundo da minha alma
Que o amor nunca dura
E temos que arranjar outros meios
De seguir em frente sozinhos
Ou ficar com uma cara boa
E eu sempre vivi assim
Mantendo uma distância confortável
Até agora
Eu tinha jurado a mim mesma que eu
estava contente
Com a solidão
Porque nada disso algum dia valeu o risco,
mas
Você é a única exceção
Você é a única exceção
Você é a única exceção
Você é a única exceção
Eu tenho uma forte noção de realidade
Mas eu não consigo
Deixar de perceber o que está na minha
frente
Eu sei que você está partindo
Quando você acordar de manhã
Mas me deixe uma prova de que não é um
sonho
Ohh
Você é a única exceção
Você é a única exceção
Você é a única exceção
Você é a única exceção
Você é a única exceção
Você é a única exceção
Você é a única exceção
Você é a única exceção
E eu estou a caminho de acreditar
Oh, e eu estou a caminho de acreditar
E aí...curtiu a música e a
letra?
Agora vamos para a nossa reflexão!!!
O assunto é autoavaliação...
Avaliar é, para muitos, uma atividade que é realizada
apenas ao final de um processo. Todavia, ao lermos a letra da música do grupo
americano Paramore, 'The Only Exception', percebemos que a pessoa que conta sua
história, consegue avaliar-se diferentemente. Ela consegue perceber que:
"Refletir significa voltar para
si mesmo, atentando para o próprio fazer, pensamentos, representações e sentimentos.
(...) A abstração reflexionante leva à compreensão e o sujeito opera sobre os
dados percebidos do objeto no sentido de transformá-lo a partir das relações
que estabelece".
Isto é, ela consegue aplicar uma das concepções de
avaliação que queremos destacar neste roteiro, a de fazê-la
constantemente. Temos que nos autoavaliar sempre!
Ao analisar várias fases da sua vida, você consegue
observar e refletir sobre sua realidade, se surpreendendo e avaliando os
próximos passos a serem dados para melhoria de sua existência. Assim, fica mais
fácil de você sair de um estado de total descrédito com relação ao amor (por
exemplo), para um estado de autopermissão e crença de que é possível
realizar-se amorosamente.
Mas o que isto tem a ver com esta aula? Tudo!
Tentaremos, através dela, conscientizá-lx sobre a avaliação
continuada e formativa.
Uma avaliação do outro, de si mesmo e de tudo que está à
sua volta, que lhe permitirá construir seu projeto de vida num constante
diálogo interno e com o outro, visando a uma melhoria qualitativa do seu estado
atual. Ok?
👉Atividade 1: Ser avaliado
Avaliar é diagnosticar uma situação para a melhora
qualitativa de algo e, mesmo não percebendo isso, costumamos usar este
mecanismo continuamente durante a execução de muitas atividades diárias; desde
a simples tarefa de pensar quantas colheres de açúcar colocamos no suco, até quando
resolvemos ir ao médico por estarmos com aquela dor que apareceu de repente e
não sabemos de onde veio.
Assim, ser avaliado também faz parte da vida. Certamente,
muitas foram as vezes que você teve que ser avaliado por alguém e sentiu que
aquela avaliação foi produtiva ou não. Isso acontece!
Mesmo não sendo especialistas, todos nós sabemos quando
uma avaliação nos serviu.
Avaliações que valem a pena são aquelas que atendem ao
critério de justiça e visam retratar o estado atual de algo, subsidiando uma
melhora em qualquer aspecto da vida. Sobre retorno e autoavaliação, Whitmore
coloca:
Levando isso em consideração,
leia a situação abaixo e responda às questões que se seguem.
No primeiro dia de aula do primeiro ano do ensino médio de
uma escola, o recém-chegado educador de redação e português pede aos seus
estudantes que escrevam uma dissertação intitulada - “preconceito”. Empolgados
com a atividade e querendo contar suas experiências de vida, os estudantes
começam a redigir e, após mais ou menos quarenta e cinco minutos do início da atividade,
todos já haviam acabado. No dia seguinte, ansiosos e curiosos com comentários do
novo educador sobre suas produções, cada estudante foi chamado à frente para
receber sua dissertação e aqui estão cinco das observações feitas pelo educador
nas folhas dos estudantes:
👲Estudante 1 - Você não soube como escrever. Suas
ideias ficaram desconexas, não consegui entender sua linha de raciocínio, seus
parágrafos estão longos e a pontuação deficitária. Não sei sua intenção, mas
para fazer qualquer curso universitário, é necessária uma melhora urgente.
👱Estudante 2 - Não gostei da forma como você escreveu.
Não há profundidade e sua dissertação pareceu uma conversa informal qualquer.
E, além do mais, você fugiu do tema. Onde está o preconceito aqui? Você precisa
melhorar...
👩Estudante 3 - Sua dissertação foi clara e rica em
detalhes, mas seu estilo e formas de escrever ficaram muito abaixo do que se
espera para um estudante que pretende entrar na universidade;
👧Estudante 4 - Interessante! Qual é sua opinião
sobre sua produção?
👦Estudante 5 - Gostei! Porém, fiquei curioso. Qual
foi o tipo de preconceito que você quis abordar na dissertação? Não corrigi
seus erros de pontuação, mas foi de propósito. Será que você conseguiria
destacá-los? Há 3 erros. Foi muito bem escrito e seu estilo é bem jornalístico.
Se você fosse convidado a publicar isso, que tipo de mídia você escolheria para
atingir seu público?
1) Qual estudante recebeu um retorno do educador
que condiz com a perspectiva de uma avaliação em prol da melhoria, dando um
reforço um reforço positivo na sua autoestima e estimulando sua criticidade em
relação ao seu trabalho? Por quê?
2) Identifique uma avaliação que você considera
inadequada e, assumindo o papel do educador, reformule-a, de modo que o
estudante se sinta estimulado a fazer um caminho reflexivo sobre seus erros.
👉Atividade
2 - Final da estrada, como você se vê?
Para essa atividade usaremos música novamente. Agora uma
música brasileira. Ouça, aprecie e depois haverá algumas orientações
reflexivas.
“Epitáfio”
(Titãs)
Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais e até errado
mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado as pessoas como
elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz
no coração
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos, trabalhado
menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos com
problemas pequenos
Ter morrido de amor
Queria ter aceitado a vida como ela é
A cada um cabe alegrias e a tristeza
que vier
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos, trabalhado
menos
Ter visto o sol se pôr.
Você sabia?
Epitáfio - sm. inscrição tumular. A música
do Titãs faz referência às frases que são escritas nas lápides dos túmulos e
mausoléus dos cemitérios com o fim de homenagear os mortos sepultados no local.
Sua origem remonta a Antiguidade e foram os romanos que justificaram sua
necessidade e exportaram tal costume. O enterro passou a narrar os feitos do
seu titular e, com o passar dos anos, os epitáfios começaram a ser usados por
toda a população para lembrar as qualidades do ente querido que se foi deixando
saudade. Hoje, há até aqueles que, em vida, fazem questão que sejam escritas
frases que eles mesmos escolheram; pedido nem sempre atendido pelos familiares.
1) Escute a música e responda que tipo de avaliação
a pessoa que conta sua história faz? Por quê? Dê exemplos que suportam sua
opinião.
2) Ensinar as pessoas a serem otimistas, ou seja,
ensiná-las a avaliar para mudanças de qualidade, é algo que devemos fomentar no
ser humano desde a infância e um hábito que deve ser constantemente exercitado,
por ele nos auxiliar a superar obstáculos e insistir diante dos desafios. Na
música, o indivíduo que reflete sobre a vida, se mostra arrependido de várias
coisas, e é bem provável que ele não tenha tido o mesmo tipo de orientação que
você está tendo. Em sua fala, não há nenhuma tentativa de refletir e tentar
provar para si mesmo, através de fatos reais, que sua vida não foi tão ruim quanto
parece. Sendo assim, siga na contramão da ideia da música e formule seu
epitáfio. Capriche na reflexão e escreva como você gostaria de ser lembrado.
É isso pessoal! Encerramos por aqui.
Esperamos que você tenha percebido a importância da
avaliação como subsídio como para tomadas de decisão. O diálogo interno na autoavaliação
é muito importante. Esperamos também que vocês tenham entendido o valor de ser
otimista.
Ficaremos muito felizes, caso você compartilhe com a gente as suas respostas... aqui nos comentários do blog.
Fiquem bem...
Até logo!
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