PV - PARA ONDE EU VOU? INDICADORES DE RESULTADO (SEMANA 4 / 4º BIM 2020)

 


Quanto faças, supremamente faze.

Mais vale, se a memória é quanto temos,

Lembrar muito que pouco.

E se o muito no pouco te é possível,

Mais ampla liberdade de lembrança

Te tornará teu dono.

27/02/1932 

 

(Ricardo Reis) 

 

Olá! 

Esta semana estudaremos a SA 3 - PARA ONDE EU VOU? INDICADORES DE RESULTADO, mas de forma adaptada, diferente da que você encontrará no Caderno do Aluno de Projeto de Vida Vol. 4. 

Esperamos que dessa forma seja mais produtivo e interessante. 

Começaremos pela audição de uma música. A música se chama “The Only Exception” do grupo Paramore. Nesse primeiro momento apenas assista ao videoclipe, ouça e curta a música. A letra da música e as reflexões faremos depois. 

OBS: Os registros você poderá fazer no seu Caderno de Vivência ou portfólio. 




Agora que você já ouviu a música, vamos entender a letra. 

 

“A Única Exceção” (tradução) 

(Paramore) 

 

Quando eu era jovem

Eu vi meu pai chorar

E amaldiçoar o vento

Ele partiu seu próprio coração

E eu assisti

Enquanto ele tentava consertá-lo

 

E a minha mãe jurou que

Ela nunca mais se deixaria esquecer

E foi nesse dia que eu prometi

Que eu nunca cantaria sobre amor

Se ele não existisse

 

Mas querido

Você é a única exceção

Você é a única exceção

Você é a única exceção

Você é a única exceção

 

Talvez eu saiba, em algum lugar

No fundo da minha alma

Que o amor nunca dura

E temos que arranjar outros meios

De seguir em frente sozinhos

Ou ficar com uma cara boa

 

E eu sempre vivi assim

Mantendo uma distância confortável

Até agora

Eu tinha jurado a mim mesma que eu estava contente

Com a solidão

 

Porque nada disso algum dia valeu o risco, mas

Você é a única exceção

Você é a única exceção

Você é a única exceção

Você é a única exceção

 

Eu tenho uma forte noção de realidade

Mas eu não consigo

Deixar de perceber o que está na minha frente

Eu sei que você está partindo

Quando você acordar de manhã

Mas me deixe uma prova de que não é um sonho

 

Ohh

 

 

Você é a única exceção

Você é a única exceção

Você é a única exceção

Você é a única exceção

Você é a única exceção

Você é a única exceção

Você é a única exceção

Você é a única exceção

 

E eu estou a caminho de acreditar

Oh, e eu estou a caminho de acreditar


E aí...curtiu a música e a letra?

Agora vamos para a nossa reflexão!!!

O assunto é autoavaliação...

Avaliar é, para muitos, uma atividade que é realizada apenas ao final de um processo. Todavia, ao lermos a letra da música do grupo americano Paramore, 'The Only Exception', percebemos que a pessoa que conta sua história, consegue avaliar-se diferentemente. Ela consegue perceber que:

 

"Refletir significa voltar para si mesmo, atentando para o próprio fazer, pensamentos, representações e sentimentos. (...) A abstração reflexionante leva à compreensão e o sujeito opera sobre os dados percebidos do objeto no sentido de transformá-lo a partir das relações que estabelece".

 

Isto é, ela consegue aplicar uma das concepções de avaliação que queremos destacar neste roteiro, a de fazê-la constantemente. Temos que nos autoavaliar sempre!

Ao analisar várias fases da sua vida, você consegue observar e refletir sobre sua realidade, se surpreendendo e avaliando os próximos passos a serem dados para melhoria de sua existência. Assim, fica mais fácil de você sair de um estado de total descrédito com relação ao amor (por exemplo), para um estado de autopermissão e crença de que é possível realizar-se amorosamente.

 

Mas o que isto tem a ver com esta aula? Tudo!

 

Tentaremos, através dela, conscientizá-lx sobre a avaliação continuada e formativa.

Uma avaliação do outro, de si mesmo e de tudo que está à sua volta, que lhe permitirá construir seu projeto de vida num constante diálogo interno e com o outro, visando a uma melhoria qualitativa do seu estado atual. Ok?

 

👉Atividade 1: Ser avaliado

 

Avaliar é diagnosticar uma situação para a melhora qualitativa de algo e, mesmo não percebendo isso, costumamos usar este mecanismo continuamente durante a execução de muitas atividades diárias; desde a simples tarefa de pensar quantas colheres de açúcar colocamos no suco, até quando resolvemos ir ao médico por estarmos com aquela dor que apareceu de repente e não sabemos de onde veio.

Assim, ser avaliado também faz parte da vida. Certamente, muitas foram as vezes que você teve que ser avaliado por alguém e sentiu que aquela avaliação foi produtiva ou não. Isso acontece!

Mesmo não sendo especialistas, todos nós sabemos quando uma avaliação nos serviu.

Avaliações que valem a pena são aquelas que atendem ao critério de justiça e visam retratar o estado atual de algo, subsidiando uma melhora em qualquer aspecto da vida. Sobre retorno e autoavaliação, Whitmore coloca:





Levando isso em consideração, leia a situação abaixo e responda às questões que se seguem.

No primeiro dia de aula do primeiro ano do ensino médio de uma escola, o recém-chegado educador de redação e português pede aos seus estudantes que escrevam uma dissertação intitulada - “preconceito”. Empolgados com a atividade e querendo contar suas experiências de vida, os estudantes começam a redigir e, após mais ou menos quarenta e cinco minutos do início da atividade, todos já haviam acabado. No dia seguinte, ansiosos e curiosos com comentários do novo educador sobre suas produções, cada estudante foi chamado à frente para receber sua dissertação e aqui estão cinco das observações feitas pelo educador nas folhas dos estudantes:

👲Estudante 1 - Você não soube como escrever. Suas ideias ficaram desconexas, não consegui entender sua linha de raciocínio, seus parágrafos estão longos e a pontuação deficitária. Não sei sua intenção, mas para fazer qualquer curso universitário, é necessária uma melhora urgente.

👱Estudante 2 - Não gostei da forma como você escreveu. Não há profundidade e sua dissertação pareceu uma conversa informal qualquer. E, além do mais, você fugiu do tema. Onde está o preconceito aqui? Você precisa melhorar...

👩Estudante 3 - Sua dissertação foi clara e rica em detalhes, mas seu estilo e formas de escrever ficaram muito abaixo do que se espera para um estudante que pretende entrar na universidade;

👧Estudante 4 - Interessante! Qual é sua opinião sobre sua produção?

👦Estudante 5 - Gostei! Porém, fiquei curioso. Qual foi o tipo de preconceito que você quis abordar na dissertação? Não corrigi seus erros de pontuação, mas foi de propósito. Será que você conseguiria destacá-los? Há 3 erros. Foi muito bem escrito e seu estilo é bem jornalístico. Se você fosse convidado a publicar isso, que tipo de mídia você escolheria para atingir seu público?

 

1) Qual estudante recebeu um retorno do educador que condiz com a perspectiva de uma avaliação em prol da melhoria, dando um reforço um reforço positivo na sua autoestima e estimulando sua criticidade em relação ao seu trabalho? Por quê?

 

2) Identifique uma avaliação que você considera inadequada e, assumindo o papel do educador, reformule-a, de modo que o estudante se sinta estimulado a fazer um caminho reflexivo sobre seus erros.


👉Atividade 2 - Final da estrada, como você se vê?

 

Para essa atividade usaremos música novamente. Agora uma música brasileira. Ouça, aprecie e depois haverá algumas orientações reflexivas.




“Epitáfio”

(Titãs)

 

Devia ter amado mais

Ter chorado mais

Ter visto o sol nascer

Devia ter arriscado mais e até errado mais

Ter feito o que eu queria fazer

Queria ter aceitado as pessoas como elas são

Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração

 

O acaso vai me proteger

Enquanto eu andar distraído

O acaso vai me proteger

Enquanto eu andar...

 

Devia ter complicado menos, trabalhado menos

Ter visto o sol se pôr

Devia ter me importado menos com problemas pequenos

Ter morrido de amor

Queria ter aceitado a vida como ela é

A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier

 

O acaso vai me proteger

Enquanto eu andar distraído

O acaso vai me proteger

Enquanto eu andar...

 

Devia ter complicado menos, trabalhado menos

Ter visto o sol se pôr.

 

Você sabia?

Epitáfio - sm. inscrição tumular. A música do Titãs faz referência às frases que são escritas nas lápides dos túmulos e mausoléus dos cemitérios com o fim de homenagear os mortos sepultados no local. Sua origem remonta a Antiguidade e foram os romanos que justificaram sua necessidade e exportaram tal costume. O enterro passou a narrar os feitos do seu titular e, com o passar dos anos, os epitáfios começaram a ser usados por toda a população para lembrar as qualidades do ente querido que se foi deixando saudade. Hoje, há até aqueles que, em vida, fazem questão que sejam escritas frases que eles mesmos escolheram; pedido nem sempre atendido pelos familiares.

 

1) Escute a música e responda que tipo de avaliação a pessoa que conta sua história faz? Por quê? Dê exemplos que suportam sua opinião.

 

2) Ensinar as pessoas a serem otimistas, ou seja, ensiná-las a avaliar para mudanças de qualidade, é algo que devemos fomentar no ser humano desde a infância e um hábito que deve ser constantemente exercitado, por ele nos auxiliar a superar obstáculos e insistir diante dos desafios. Na música, o indivíduo que reflete sobre a vida, se mostra arrependido de várias coisas, e é bem provável que ele não tenha tido o mesmo tipo de orientação que você está tendo. Em sua fala, não há nenhuma tentativa de refletir e tentar provar para si mesmo, através de fatos reais, que sua vida não foi tão ruim quanto parece. Sendo assim, siga na contramão da ideia da música e formule seu epitáfio. Capriche na reflexão e escreva como você gostaria de ser lembrado.

 

É isso pessoal! Encerramos por aqui.

Esperamos que você tenha percebido a importância da avaliação como subsídio como para tomadas de decisão. O diálogo interno na autoavaliação é muito importante. Esperamos também que vocês tenham entendido o valor de ser otimista.


Ficaremos muito felizes, caso você compartilhe com a gente as suas respostas... aqui nos comentários do blog.

Fiquem bem...

Até logo!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INGLÊS - VIDEO GAMES ARE GOOD FOR YOU! (SEMANA 1 / 4º BIM 2020)

PV - TENHO UM SONHO E UM PLANO / ESTOU NO CAMINHO CERTO? (SEMANA 9 / 3º BIM 2020)

PV - RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS (SEMANA 5 / 2º BIM 2020)